SAÚDE

Hélio Angotti coloca em operação agência transfusional de sangue

A medida obedece à Portaria nº 1.353 do Ministério da Saúde, que torna obrigatória a presença do serviço em hospitais...

Publicado em 10/09/2012 às 12:10Atualizado em 19/12/2022 às 17:28
Compartilhar

O Hospital Dr. Hélio Angotti (HHA) colocou em operação a primeira Agência Transfusional de Uberaba, instalada fora da rede pública de hospitais.

A medida obedece à Portaria nº 1.353 do Ministério da Saúde, que torna obrigatória a presença do serviço em hospitais com mais de 60 transfusões mensais. O HHA realiza cerca de 350 transfusões por mês.

De acordo com o médico hematologista Marcel Mendes, responsável pelo serviço juntamente com equipe de cinco profissionais, o novo serviço irá beneficiar milhares de pacientes ao inserir nova logística do sangue, possibilitando rapidez e segurança nas transfusões. O serviço vai trabalhar armazenando o sangue e derivados dos doadores do Hemocentro de Uberaba, realizando exames imuno-hematológicos pré-transfusão, de identificação de reações e da qualidade dos hemocomponentes. “Antes, o médico fazia o pedido de sangue, colhíamos a amostra do receptor e a levávamos ao Hemocentro, perto do Hospital de Clínicas. Lá eram feitas todas as provas, para pegarmos o sangue e trazê-lo para a transfusão do paciente. Tendo o sangue aqui, após o pedido do médico, já o teremos em estoque. Com isso, não vamos perder tempo com o transporte e conseguiremos atender com rapidez o pedido do médico. Como agora temos a cirurgia cardíaca e outros procedimentos mais complexos, a necessidade de agilidade é grande”, explica.

O hematologista destaca que o hospital realiza anualmente cerca de quatro mil cirurgias, índice cuja projeção pode sofrer aumento natural nos próximos anos. De 2010 para 2011 o aumento no número de cirurgias foi de 79,6% no Hospital Dr. Hélio Angotti. “Antigamente, se um paciente dentro do bloco cirúrgico tivesse uma complicação durante a cirurgia, como uma hemorragia inesperada, e precisasse de mais sangue do que o pedido, tínhamos que acionar uma pessoa às pressas para ir ao hemocentro buscar o sangue. Quando o hospital é menor e tem menos transfusões, não há necessidade de ter um estoque mínimo. O Hospital da Criança, por exemplo, há mês em que não realiza nenhuma transfusão, enquanto há outros em que faz uma, duas, e de menor gravidade”, revela Marcel Mendes.

Médico mastologista e presidente do hospital, Délcio Scandiuzzi informa que a Agência Transfusional está instalada no primeiro andar da Torre 1 do Hospital Dr. Hélio Angotti. “Trata-se de um serviço essencial, em parceria com o Hemominas. Vamos agora às demais etapas, que incluem reforçarmos as doações de sangue em Uberaba junto ao Hemocentro”. Ou seja, o hospital realizará campanhas de orientação para que a população doe sangue regularmente, a fim de manter os estoques sempre abastecidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por