O Hospital Dr. Hélio Angotti realizou, neste mês de janeiro, sua primeira cirurgia cardíaca. O paciente, um homem de 48 anos que fumava até dois maços de cigarro por dia, foi ...
O Hospital Dr. Hélio Angotti realizou, neste mês de janeiro, sua primeira cirurgia cardíaca. O paciente, um homem de
48 anos que fumava até dois maços de cigarro por dia, foi submetido a intervenção cirúrgica inédita na instituição e já recebeu alta. Após avaliação médica, apresentou saúde normal, o que demonstra o sucesso total do procedimento. De acordo com o cirurgião cardíaco responsável pela equipe, o médico Fabiano Ferreira Vieira, trata-se de uma cirurgia de revascularização do miocárdio, conhecida popularmente como implante de ponte de safena.
O especialista afirma que esta é uma prova de que o hospital tem condições de diversificar sua atuação. “Está se diversificando em uma modalidade que ainda não se tinha no Hospital Hélio Angotti, que é a das doenças cardiológicas. Hoje em dia, faz-se cateterismo, procedimento de angioplastia, que é a desobstrução das coronárias através do cateterismo, e agora as cirurgias abertas de coração”. O médico afirma que, no próximo dia 31, o hospital irá realizar outra cirurgia inédita que consiste na troca de válvula arbitral. “Ou seja, o hospital vai se diversificando cada vez mais, o que para a população é muito bom. Por isso, estamos em vias de, nos próximos meses, conseguir o credenciamento do hospital para a realização dessas cirurgias cardíacas através do SUS”, completa Vieira.
O cirurgião destaca que o procedimento bem sucedido só foi possível porque o hospital se preparou por cerca de um ano na modernização do Centro Cirúrgico e no treinamento e preparo da equipe que estará envolvida nas próximas cirurgias, com visitas ao Hospital de Clínicas da UFTM. “A instituição precisou adquirir equipamentos para sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro cirúrgico, tais como monitores, bomba de circulação extracorpórea e balão intra-aórtico. Nosso objetivo é fazer com que o hospital cresça cada vez mais e, nesse caminho que está seguindo agora, torne-se mais conhecido e tenha mais recursos para se expandir em todas as especialidades, como oncologia, cirurgia cardíaca e neurologia, dando suporte completo aos pacientes”.
Esta cirurgia é “mais um marco na história do Hospital Hélio Angotti, em que pese o fato de ele ser especializado em oncologia, pois agrega tratamento extremamente importante e ajuda no aprimoramento do nosso pessoal para técnicas específicas de combate ao câncer”, comemora o presidente do HHA, Délcio Scandiuzzi. Além de Fabiano Vieira, integraram a equipe os médicos Hélio Fabri, Francisco Fernandes Moreira Neto e Ricardo Sgarbieri (auxiliares) e Maurício Pedrini (anestesista); as enfermeiras Gabriela Santana de Oliveira, Maria Beatriz Ferreira, Sandra Mara Silva; Sabrina Martini (perfusionista) e os técnicos em enfermagem Lilian Aparecida Oliveira e Lucian Pereira.