SAÚDE

Higiene vocal é fundamental para profissionais que utilizam a voz

Para quem utiliza a voz como ferramenta de trabalho, é importante fazer a higiene vocal, ter cuidados com a respiração e fazer aquecimento antes de usá-la

Thassiana Macedo
Publicado em 08/12/2011 às 11:09Atualizado em 19/12/2022 às 21:05
Compartilhar

Poucas pessoas sabem, mas assim como nos preocupamos com a saúde e a higiene do corpo, é fundamental ter a mesma atenção à voz, especialmente quem se utiliza dela para o desempenho de alguma atividade profissional. Pode parecer um campo restrito, no entanto, listando apenas alguns, já dá para ter uma ideia de quem precisa ter atenção com a voz, como cantores, atores, professores, pastores e padres, advogados, juízes, promotores, repórteres, radialistas, operadores de telemarketing, leiloeiros, políticos, dubladores, vendedores e por aí vai.

A fonoaudióloga Juliana Soares Oliveira destaca que, para quem utiliza a voz como ferramenta de trabalho, é importante fazer a higiene vocal, mantendo hábitos saudáveis e cuidados com a voz, como a respiração correta e o aquecimento antes de uma rotina intensa de uso. “O professor, por exemplo, mexe diretamente com a voz e precisa ter certos cuidados. A nossa voz está relacionada com a respiração e a articulação, portanto é preciso articular bem para que a voz saia e mantenha a hidratação e a respiração. O pó do giz acaba prejudicando mais a voz por causar alergias. Quem fala com a boca muito fechada não permite que o som saia adequado. Articulando bem, evitamos forçar a voz”, afirma.

As conhecidas limpadas de garganta que a maioria das pessoas costuma fazer quando aparece alguma rouquidão não são benéficas. De acordo com a fonoaudióloga, esse hábito prejudica a voz. “Essas limpadas são uma agressão à garganta.

É como quando temos um calo no pé e usamos sapatos apertados, mesmo que ele machuque. As pregas vocais batem uma na outra quando limpamos a garganta do pigarro. O ideal é ingerir um pouco de água e deglutir com força ou realizar alguns exercícios guturais, que não se baseiam em falar as sílabas “cã” ou “gã” com força, ingerindo água após a prática”, esclarece a especialista.

Juliana Soares revela que para aprender a fazer a higiene vocal adequada e manter os cuidados para não perder a voz ou desenvolver algum distúrbio da fala é fundamental procurar não só um fonoaudiólogo como também um otorrinolaringologista.

Exercícios de relaxamento

Antes de qualquer atividade intensa da voz, o ideal é fazer alguns exercícios de relaxamento e aquecimento, como rotação da língua na boca, empurrar a língua contra a bochecha, vibrar língua e lábios, bocejar, fazer bico como se fosse dar um beijo e rodar o pescoço em todas as direções, por exemplo. Para quem utiliza a voz profissionalmente, é preciso ter alguns cuidados vocais essenciais. Confira a seguir algumas dicas importantes para manter a integridade vocal:

• beba no mínimo dois litros de água por dia, de preferência em temperatura ambiente;

• durante a atividade vocal, beba alguns goles de água em temperatura ambiente, para umidificar a garganta;

• evite bebidas alcoólicas, pois o álcool tem um efeito anestésico e provoca a diminuição da sensibilidade, o que facilita o abuso vocal;

• evite gritar e tossir com agressividade, pois isso provoca atrito e lesões nas pregas vocais;

• não fume, a fumaça promove ressecamento e irritação da mucosa da laringe, acumulando secreções nas pregas vocais;

• evite ar condicionado, que resseca as mucosas, ou procure sempre beber água enquanto estiver exposto a ele;

• evite o consumo de leite, chocolate e seus derivados antes de intensa atividade vocal. Prefira sucos e frutas cítricas ou maçã;

• durante a fala, mantenha a cabeça reta, uma postura ereta, com os dois pés apoiados no chão, pois isso permite a passagem do ar sem dificuldades;

• articule bem as palavras, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por