A sociedade atual cultua a aparência jovem e saudável. Nesse sentido, cada vez mais homens de todas as idades e classes sociais buscam na cirurgia plástica aspectos estéticos melhores
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a sociedade atual cultua a aparência jovem e saudável. Nesse sentido, cada vez mais homens de todas as idades e de todas as classes sociais estão buscando na cirurgia plástica aspectos estéticos melhores. Os objetivos dos homens incluem nariz mais proporcional, rosto rejuvenescido e até mesmo a cintura menos marcada. A aparência dos olhos é importante nas relações interpessoais. Por isso, para solucionar alterações marcantes que geram um aspecto envelhecido e cansado, além de interferir na visão, a medicina oferece a blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras.
De acordo com o cirurgião plástico Adriano Peduti, o procedimento é indicado em casos de excesso de pele das pálpebras ou bolsas de gordura. “Convém lembrar que a blefaroplastia não é capaz de remover os ‘pés de galinha’, rugas profundas, áreas escuras em volta dos olhos e sobrancelhas caídas. O procedimento pode ser realizado sozinho ou associado a outras cirurgias. A combinação com procedimentos estéticos, como Botox ou preenchimentos, pode trazer resultados ainda melhores”, explica.
O especialista destaca que a cirurgia dura em média de uma a duas horas, com anestesia local ou local com sedação, sendo que o paciente recebe alta de 20 a 30 minutos após o procedimento. A recuperação leva de três a sete dias para as atividades habituais e a cicatriz é fina, escondendo-se facilmente na curvatura dos olhos.
Como em toda cirurgia, Peduti alerta que é preciso seguir algumas recomendações, não só para obter os melhores resultados, como para evitar complicações. “É importante parar de fumar no mínimo 15 dias antes da cirurgia e usar óculos escuros para proteger a cicatriz de exposição solar direta por dois meses, bem como manter repouso absoluto por dois dias, evitando-se neste período assistir à televisão e a leitura. Além disso, durante sete dias, ao se deitar, é recomendável manter a cabeça elevada e evitar dormir de lado. E não fazer esforços físicos por aproximadamente duas semanas”, esclarece o cirurgião.
Peduti ressalta que, nos primeiros dias, pode haver lacrimejamento, desconforto nos olhos, uma sensação de leve queimação e embaçamento visual. “Mas esses sintomas são normais e podem ser atenuados com a utilização de colírios apropriados. As lentes de contato são permitidas após dez dias e podem parecer desconfortáveis inicialmente. A proteção em relação aos raios solares, através de chapéus e óculos, deve ser especialmente frequente durante as primeiras duas semanas. O inchaço é normal após essa cirurgia. Visando suavizar esses sinais, recomendo a aplicação de gelo na face e nos olhos durante os primeiros três dias”, completa o cirurgião plástico.