SAÚDE

Homens têm mais tendência a desenvolver caspa que mulheres

A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, é um distúrbio associado diretamente à presença de fungos da espécie Malassezia

Thassiana Macedo
Publicado em 22/12/2013 às 17:47Atualizado em 19/12/2022 às 09:42
Compartilhar

A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, é um distúrbio associado diretamente à presença de fungos da espécie Malassezia no couro cabeludo. As indesejadas escamas brancas nada mais são do que a descamação causada pela irritação da pele. Os homens são mais propensos à caspa do que as mulheres por terem maior número de glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade, e maior produção de hormônios, como a testosterona, que afetam diretamente no aumento de sebo no couro cabeludo.

Cerca de 40% dos brasileiros sofrem com a caspa, um mal que, além de trazer transtornos relacionados à saúde, como irritações e coceiras no couro cabeludo, interfere no comportamento socioemocional do indivíduo, sendo muitas vezes erroneamente associada à falta de higiene. De acordo com a médica Fernanda Torres, especialista em dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, além do fator genético, alguns fatores externos também podem ser vilões.

Um combinado de calor e umidade somado ao uso excessivo de bonés e chapéus, que abafam a cabeça, pode propiciar o aumento dos fungos no couro cabeludo. “Por se tratar de uma doença crônica, o tratamento deve ser contínuo e, até hoje, a única solução realmente eficaz no combate à caspa, e cientificamente comprovada, é o uso contínuo de xampu e condicionador anticaspa. Dentre os produtos recomendados estão os que contêm ingredientes ativos como Zinco Piritiona e Climbazol”, destaca.

Recomendação. Outras condições prováveis para desencadear o aparecimento da caspa são alterações hormonais, clima seco e mudanças bruscas de temperatura. Segundo a dermatologista, lavar a cabeça diariamente ajuda na remoção de agentes poluidores e da oleosidade, fatores que contribuem para o surgimento da caspa. Por isso, a recomendação é que as pessoas evitem tomar banhos muito quentes e enxuguem-se bem antes de se vestir, pois a umidade facilita o desenvolvimento do problema.

A médica ressalta, ainda, que além do uso de produtos aplicados diretamente no couro cabeludo, é recomendável uma alimentação rica em frutas, verduras e cereais e a prática de exercícios físicos regulares. “Outra dica importante para o controle da caspa é incorporar no dia a dia atividades que combatam o estresse, já que as crises estão diretamente ligadas à baixa resistência do organismo, causada pelo descontrole emocional”, completa Fernanda.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por