SAÚDE

Hospital de Clínicas da UFTM apresenta o Nascendo Bem

Rede Nascendo Bem visa a assegurar planejamento reprodutivo e atenção humanizada, incluindo parto e puerpério, e o nascimento seguro com desenvolvimento saudável

Publicado em 27/07/2014 às 12:52Atualizado em 19/12/2022 às 06:43
Compartilhar

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro apresentou na sexta-feira, 25, o Programa Nascendo Bem, que resulta de pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, com o objetivo de compor uma rede de atenção às gestantes, garantindo atendimento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde e direcionamento para parto nos hospitais do SUS.

O programa alinha-se às diretrizes da Rede Cegonha, instituída pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011, e que consiste numa rede de cuidados que visa a assegurar à mulher o planejamento reprodutivo e a atenção humanizada, incluindo parto e puerpério, bem como à criança o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável. “Uberaba e mais sete cidades da região estão incluídas no Programa Nascendo Bem. As gestantes que realizam pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde são informadas, agora, sobre em qual hospital acontecerá o parto e isso tem um efeito emocional muito positivo, devido à segurança que essa garantia transmite às gestantes”, explica a ginecologista e coordenadora da Obstetrícia no HC, Marina Carvalho Paschoini.

Já a reitora em exercício da UFTM frisa a importância de uma saúde pública organizada em rede. “O aumento de leitos é importante, mas também precisamos de uma rede primária eficiente e resolutiva. Faremos todo o trabalho na Universidade, para que o Programa prospere. É muito importante que os nossos alunos atuem, também, em Unidades Básicas de Saúde, para que tenham contato não apenas com casos de alta complexidade que encontramos no Hospital de Clínicas, mas também com casos de pré-natal de risco habitual”, afirma Ana Lúcia de Assis Simões.

Marina Carvalho ressalta que a alocação de recursos permitirá a ampliação de leitos dedicados à Obstetrícia no HC. “Nossa maternidade é referência em gestação de risco desde 1998 e oferece trabalho multidisciplinar. Somente no ano passado, foram realizadas 2.300 consultas com gestantes de risco habitual e 2.899 de alto risco. Foram 1.215 partos, em 2013, com baixa taxa de mortalidade materna (0,2%)”, reforça.

O Hospital da Mulher - Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HC-UFTM é composto por 12 leitos de alojamento conjunto individualizado, seis leitos de medicina fetal, quatro leitos de pré-parto, um leito de cardiotocografia, duas salas de procedimento para recém-nascidos e 17 leitos de ginecologia/obstetrícia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por