Foto/Divulgação
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM) realizou um transplante autólogo de osso utilizando nova tecnologia para a área de cirurgia de tumores ósseos. Pela primeira vez, o HC utilizou o nitrogênio líquido para tratar o osso, eliminando células cancerígenas da parte de um fêmur e o reimplantou no paciente. A técnica tem como objetivo dispensar o uso de próteses.
O procedimento foi feito em uma criança de nove anos de idade, diagnosticada há três meses com tumor ósseo raro. A equipe médica, coordenada pelo ortopedista Adriano Jander, removeu o segmento do fêmur acometido pelo tumor, dando-lhe o tratamento de submersão em nitrogênio e, depois dos demais processos, o reinseriu no paciente.
Segundo o médico, o nitrogênio elimina as células tumorais residuais do tecido ósseo, preservando sua estrutura mineral. Segundo ele, a técnica, em casos bem-sucedidos, dispensa a necessidade de amputação e o uso de próteses.
Para ele, o procedimento é inovador, além de importante para a saúde de Uberaba e região pois coloca o HC/UFTM em posição de vanguarda, por ser realizado em poucos hospitais brasileiros. “O transplante autólogo é muito positivo para o paciente, porque utiliza material do próprio transplantado, permitindo que esse osso se regenere e não represente uma solução com prazo de durabilidade, como as próteses", diz. A nova técnica será mantida pelo HC/UFTM, para ser usada em casos semelhantes.
Já o paciente se recupera bem e deve ter alta ao longo da semana, para então passar por sessões de quimioterapia, como recomenda o protocolo para este tipo de tratamento.