Evento foi realizado na semana passada, em Brasília, quando estiveram em debate temas como...
Evento foi realizado na semana passada, em Brasília, quando estiveram em debate temas como Gestão de Insumos, Tecnologia da Informação como Ferramenta de Gestão e Relações Jurídicas na Filantropia. Além de questões técnicas, a negociação de medidas em benefício do setor esteve em pauta. Gestor do hospital uberabense, José Carlos de Almeida participou do congresso.
Segundo José Carlos, a participação da instituição no evento foi importante para a “atualização sobre temas importantes em discussão de gestão, em todas as suas subdivisões, além do conhecimento de novas tecnologias apresentadas pelos patrocinadores”, explica. O congresso é realizado anualmente pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos (CMB), à qual é filiado o Hospital Dr. Hélio Angotti.
Durante o congresso, a médica pediatra e consultora da área de gestão em saúde, paranaense Maria Emi Shimazaki, fez a apresentação do Painel Novas Redes de Atenção à Saúde e a Inserção dos Hospitais Filantrópicos. Já o subsecretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, Breno Henrique Avelar de Pinho Simões, abordou o tema Parcerias Eficazes: Hospitais Filantrópicos, Governos Federal e Estadual.
A diretora do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alzira Jorge, abordou as Redes, na ótica do governo federal. Segundo ela, o governo pretende reforçar os investimentos no setor nos próximos anos.
O secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, presente no congresso, afirmou que a pasta reconhece a importância das entidades filantrópicas na construção do SUS e admite a existência de dificuldades de financiamento do setor. Segundo Helvécio, o ministro Alexandre Padilha autorizou a negociar com a área econômica do Governo a edição de uma medida provisória exclusiva para resolver os problemas do segmento filantrópico. Garantiu que até o fim do ano haverá mais recursos para o incentivo à contratualização.