SAÚDE

HPV aumenta casos de câncer de boca e laringe

Não há porcentagem clara de quantos casos são provocados pelo HPV, mas a presença de infecção aparece em até 80% das amostras desses tumores

Publicado em 13/04/2013 às 08:00Atualizado em 19/12/2022 às 13:38
Compartilhar

Rogério Tiveron alerta que o HPV pode ou não contribuir para o câncer de boca,

mas fumo e álcool aumentam as chances

Relatório americano mostrou recentemente o aumento da incidência de tumores de boca e garganta relacionados ao vírus do papiloma humano (HPV) na população. No Brasil, as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) também demonstram o aumento da incidência de câncer de cavidade oral e laringe em todas as regiões do país, estando entre os tipos mais comuns da doença. De acordo com o instituto, o HPV é um dos vírus que mais comumente acometem as mucosas e pele no ser humano.

O cirurgião de cabeça e pescoço Rogério Tiveron explica que o HPV é um vírus cuja sigla em inglês significa papiloma vírus humano. “Os HPV são capazes de provocar lesões de pele ou mucosa e, na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente.

A infecção pelo HPV é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) mais prevalente na população adulta. Estima-se que de 10 a 40% da população sexualmente ativa são infectados por um ou mais subtipos de HPV, sendo que a maior parte dessas lesões é transitória, ou seja, o sistema imunológico produz anticorpos capazes de inibir a ação do vírus”, informa.

Segundo o médico, o tabagismo e o consumo frequente de bebidas alcoólicas (etilismo), associados ou não, são os principais fatores de risco para o câncer oral e da laringe. Tiveron destaca que cerca de 90% dos pacientes portadores de câncer oral e/ou de laringe são fumantes e/ou etilistas. “O HPV ainda é o principal agente causador do câncer de colo de útero, mas a infecção pelo Papilomavirus humano também consiste em um dos fatores de risco para o desenvolvimento dos cânceres de boca e laringe. Não é possível quantificar a porcentagem de casos de cânceres de boca e laringe provocados exclusivamente pela infecção pelo HPV, entretanto, estudos já demonstraram a presença de infecção em cerca de 70% a 80% de amostras de tumores de boca e laringe”, revela.

Além disso, o cirurgião explica que o fator que mais chamou a atenção foi o fato de que todos os casos positivos apresentaram HPVs em seus subtipos oncogênicos, ou seja, aqueles capazes de induzir o desenvolvimento do câncer. “Em relação à sua prevalência em mucosa normal, o HPV é detectado duas a três vezes mais em lesões pré-cancerosas da mucosa oral e quase cinco vezes mais no carcinoma oral. Portanto, pode-se afirmar que a presença do HPV contribui para o desenvolvimento do câncer. É importante ressaltar que sua simples presença não determina a ocorrência, mas sua associação com outros fatores cancerígenos, como o fumo e o álcool, aumenta a chance do desenvolvimento do câncer de boca”, alerta Rogério Tiveron.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por