SAÚDE

Idade e genética contribuem para aumento da próstata

Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia com mais de 10 mil homens em 11 estados brasileiros aponta que 65% deles têm indícios de próstata aumentada

Thassiana Macedo
Publicado em 21/01/2014 às 11:16Atualizado em 19/12/2022 às 09:21
Compartilhar

ARQUIVO

Quanto mais cedo é feito o diagnóstico da doença, melhores serão os resultados do tratamento para o homem

Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia com mais de 10 mil homens em 11 estados brasileiros aponta que 65% deles têm indícios de próstata aumentada. No mundo, o número chega a 72%. Uma próstata aumentada significa que a glândula cresceu e, à medida em que ela cresce, pressiona a uretra causando problemas na bexiga e também dificuldades para urinar.

De acordo com o médico urologista Carlos Márcio Nóbrega, o fator principal desse crescimento é a idade. “Homens com mais de 50 anos têm mais predisposição a desenvolver esse problema. Esta é uma doença que atinge praticamente todos os homens. Além disso, há também a predisposição genética, ou seja, em famílias que tenham essa doença, os filhos e os netos têm maior chance de apresentar o problema o futuro”, explica.

O especialista ressalta que entre os principais sinais e sintomas da doença estão a dificuldade em iniciar o jato urinário e idas ao banheiro com muita frequência, inclusive à noite. “Também podem ser sinais do problema, dificuldade para urinar em jatos que ficam entrecortados, ou seja, a pessoa começa a urinar, para e depois de apenas cinco minutos precisa voltar ao banheiro para continuar urinando, e assim por diante”, afirma.

Nóbrega destaca ainda que quanto mais cedo é feito o diagnóstico da doença, melhores serão os resultados do tratamento. “O principal tratamento é o medicamentoso e existem dois tipos básicos de medicamentos destinados a essa terapêutica: aquele que diminui o tamanho da próstata e aquele que efetua um relaxamento da musculatura lisa da glândula acarretando no melhor fluxo urinário. Então há dois tratamentos clínicos que podem surtir efeito, inclusive, quando usado conjuntamente”.

O médico informa que a cirurgia tem lugar no tratamento do crescimento benigno da próstata. “No entanto, somente em casos refratários ao tratamento clínico e naqueles casos que têm indicação absoluta para cirurgia, que seria paciente com cálculo na bexiga, infecção no trato urinário de repetição, sangramento oriundo da próstata que não consiga ser tratado pela via clínica ou medicamentosa ou em razão da deterioração da função renal causada pelo aumento da glândula”, completa o médico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por