SAÚDE

Indústria acusa Anvisa por demora na chegada de remédios ao mercado

Para a associação, que representa fabricantes de 78% dos medicamentos de referência no Brasil, a agência está com...

Publicado em 06/10/2012 às 10:53Atualizado em 19/12/2022 às 17:01
Compartilhar

Estudo desenvolvido pela Associação de Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) atribui à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a demora na chegada de novos medicamentos ao mercado, que pode ser de até dois anos. Para a associação, que representa fabricantes de 78% dos medicamentos de referência (de marca) no Brasil, a agência está com déficit de pessoal.

O estudo, feito com base em dados disponíveis no sistema Datavisa entre agosto de 2011 e agosto de 2012, concluiu que o tempo para a liberação do uso de remédios está aumentando progressivamente. De acordo com a Interfarma, para medicamentos novos, sem versões genéricas ou similares, o prazo de espera passou de sete meses para um ano e quatro meses, no período da pesquisa.

Os medicamentos biológicos, usados no tratamento de doenças como câncer e artrite reumatoide, podem demorar mais de um ano para ter a comercialização liberada pela Anvisa. Remédios similares e genéricos, alternativas mais baratas para o consumidor, são recordistas de espera, podendo demorar quase dois anos na fila para conseguir autorização da Anvisa. Em reunião com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, representantes da Interfarma entregaram uma carta sobre a demora na liberação e pediram uma solução. Para a associação, o ponto crítico é a burocracia e mais vigilância sobre o essencial, ou seja, o exame dos produtos e a inspeção de fábricas. (TM)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por