SAÚDE

Infectologista avalia que vacinação contra a covid-19 deve ser recorrente, com intervalos

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 07/07/2021 às 20:38Atualizado em 19/12/2022 às 03:07
Compartilhar

Ainda antes de finalizada a imunização completa da população, médicos e cientistas começam a fabular as hipóteses de continuidade da vacinação contra a covid-19. Uma das hipóteses levantadas é a necessidade de reaplicação das doses após um determinado intervalo. Não é sabido, no entanto, qual é o tempo desse atraso para os reforços. Em entrevista à Rádio JM, a infectologista Cristina Barata confirmou a possibilidade, e afirmou que as mutações do vírus são a principal preocupação.

“É uma perspectiva que está se desenhando. Realmente, até tivermos total conhecimento e criarmos imunização efetiva, vamos ter vacinação com intervalos. É tudo ainda incipiente, mas a perspectiva mostra que vai precisar ter. Na realidade, a gente ainda não entende muito de coronavírus”, explica Cristina.

Este desconhecimento, segundo ela, diz respeito à jovialidade da pandemia, e as seguintes mutações realizadas pelo vírus, conforme ele avança nos centros populacionais. “Toda mutação viral é preocupante, porque você não sabe o que muda nas características de internação da população. A gente começou na H1N1, por exemplo, e agora temos um alfabeto. O vírus ainda é uma coisa que desafia muito”, completa.

Quanto à efetividade das vacinas disponíveis até o momento na cidade contra as novas cepas do coronavírus, Cristina afirma que não há nada na literatura médica que contraindica as aplicações. Todas as marcas utilizadas são efetivas contras as variantes que estão em proliferação, como a Delta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por