De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, embora simples, o gesto de lavar as mãos pode prevenir diversas doenças
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, embora simples, o gesto de higienizar as mãos pode prevenir diversas doenças, principalmente pacientes com câncer, que possuem o sistema imunológico debilitado devido ao tratamento, o que torna o risco de adquirir infecção maior nessa parcela da população.
Segundo a infectologista pediátrica, Fabianne Carlesse, vírus fungos e bactérias estão em toda parte. “Ao longo do dia, tocamos em objetos que contêm inúmeros microrganismos e podem passar para as nossas mãos. No momento em que tocamos os olhos, nariz, boca e mesmo a comida, eles conseguem entrar no nosso corpo e causar infecções e doenças, como a gripe, por exemplo”, destaca.
Ela alerta que higienizar as mãos é extremamente importante para pacientes com câncer, porque o tratamento quimioterápico reduz as defesas do organismo. “Os micro-organismos tornam-se muito mais perigosos do que realmente são. Então, medidas simples previnem infecções que teriam grande impacto na sobrevida destas pessoas. É necessário que haja conscientização da importância da higienização das mãos também entre os familiares dos pacientes e profissionais de Saúde”, ressalta.
A higienização das mãos foi consagrada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das seis metas de segurança do paciente. A prática tem como objetivo a remoção de sujidade, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e da flora da pele, interrompendo assim a transmissão de infecções veiculadas por contato.
O ideal é higienizar as mãos sempre que chegar da rua e quando suas mãos estiverem visivelmente sujas, antes de preparar as refeições, após usar o banheiro, trocar de fraldas ou levar crianças ao banheiro, antes e após cuidar de crianças doentes, após assoar o nariz, tossir ou espirrar e depois de brincar com animais de estimação. Também é importante manter as mãos limpas logo após mexer no lixo, jardim ou limpar a casa, antes e após o cuidado de feridas ou de administrar medicações e depois de mexer com dinheiro, bem como evitar levar objetos à boca e manter as unhas limpas.