Que mulher nunca se incomodou com os indiscretos furinhos causados pela celulite? Consequência de quadro inflamatório ...
Que mulher nunca se incomodou com os indiscretos furinhos causados pela celulite? Consequência de quadro inflamatório da camada de gordura sob a pele, a celulite motiva alterações na pele, principalmente das coxas e glúteos, causando relevos que a deixam com um aspecto ondulado.
Quanto às causas, podem ser várias e ainda aparecerem associadas. Entre as mais comuns estão alterações hereditárias associadas ao hormônio feminino e a fatores como problemas circulatórios.
De acordo com a fisioterapeuta estética Karla Chebel, nas mulheres, as células de gordura normalmente se alargam em função do acúmulo de gordura, o que facilita o acúmulo de fluidos localizados e acaba impedindo a corrente sanguínea, provocando o endurecimento e a contração dos tecidos da pele. O resultado é o aspecto irregular.
“Esse processo é desenvolvido durante os períodos de mudança hormonal, tais como a puberdade, menopausa, síndrome pré-menstrual, gravidez e durante o início do uso da pílula”, explica.
O aparecimento da celulite também é atribuído ao aumento de peso, à má nutrição, quantidade insuficiente de água ingerida e ao sedentarismo, que, se não são causas do mal, com o passar dos anos promovem a sua piora. Associada à idade, que gera perda de consistência e tonalidade do tecido conjuntivo, a celulite torna-se ainda mais visível.
Neste sentido, a fisioterapeuta esclarece que a drenagem linfática pode ser útil por drenar os líquidos que se acumulam nas camadas da pele, auxiliando a circulação do sangue pelas regiões atingidas pela retenção de líquido. “A drenagem age no sentido de ativar, limpar, regular e nutrir os tecidos, renovando a capacidade de autodefesa e autopurificação do corpo-humano. Além disso, promove bem-estar e relaxamento total”, destaca. Com a ajuda de aparelhos há a redução das células de gordura, modelando o corpo ao atuar na elasticidade da pele.
Para manter os benefícios do tratamento com drenagem linfática, a fisioterapeuta alerta que é importante, também, purificar o organismo, obedecendo a uma dieta equilibrada, rica em
frutas, verduras, proteínas magras, produtos integrais e muita água. “É preciso, também, cuidar do preparo dos alimentos. Evitar frituras e sal em excesso. Este último prejudica a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas, além de provocar a retenção de líquidos, o que favorece o aparecimento dos furinhos.
É bom lembrar que o sal está presente nos embutidos e alimentos prontos”, assegura a especialista.
Ela destaca que é fundamental praticar exercícios físicos regularmente. “O movimento ajuda a drenar o corpo, reduz o inchaço e, por consequência, a celulite. Uma boa dica são os exercícios aeróbicos, como esteira, bicicleta e pilates, que também fortalecem os músculos e modelam o corpo”, completa Karla.