SAÚDE

Ingerir frutos do mar requer cuidados, alerta nutricionista

Os peixes e frutos do mar são importantes fontes de vitaminas, possuem ainda proteína, cálcio, iodo, potássio, zinco e ômega 3

Thassiana Macedo
Publicado em 29/01/2014 às 01:05Atualizado em 19/12/2022 às 09:15
Compartilhar

Os peixes e frutos do mar são importantes fontes de vitaminas, possuem ainda proteína, cálcio, iodo, potássio, zinco e ômega 3, porém o consumo demanda certas precauções. O mais importante é ter atenção se o alimento está bem conservado e se foi bem higienizado. Isto porque o consumo inadequado de frutos do mar e peixes pode ocasionar problemas, desde intoxicações alimentares, até outras doenças mais graves.

De acordo com a nutricionista Silvia Berto, o principal cuidado que as pessoas devem ter ao adquirir frutos do mar é conhecer a procedência. “Produtos do mar, quando vêm de águas poluídas, podem estar contaminados por bactérias e dependendo do grau de contaminação pode dar uma simples diarreia a até alguns problemas mais sérios à saúde, por exemplo, hepatite. Então a dica é comprar em mercados especializados de peixes e temos que tomar muito cuidado com as feiras livres, porque há uma dificuldade maior de conservação. É importante que esse produto no local de compra esteja coberto, envolto com gelo, protegido do sol e de insetos. Outro ponto é observar quem manipula esse peixe. São detalhes que fazem a diferença na hora de comprar o produto de qualidade”, alerta.

A especialista ressalta que para evitar os perigos do consumo inadequado é preciso estar atento a frutos de mar e peixes prontos oferecidos em locais que não conhecemos ou que sugerem desconfiança quanto à higiene e conservação. “Em barraquinhas de praia, por exemplo, ou em outros locais inadequados, não nos garantem que o produto que vamos consumir está fresco ou se foi conservado da forma correta, além de não informar em que condições ele foi preparado. As consequências do consumo desse produto inadequado, contaminado ou mal conservado, podem ser diarreia, gastroenterocolite e até mesmo casos de hepatite”, lembra a nutricionista.

Silvia Berto destaca que essa preocupação não deve e nem pode prejudicar ou impedir o consumo de peixes e frutos do mar, que são importantes fontes de diversos nutrientes necessários à saúde. “Os frutos do mar são alimentos muito saudáveis principalmente por serem de maior facilidade para digestão. É o que podemos chamar de alimentos mais leves. São ricos em proteína, contêm uma quantidade de gordura menor que as carnes vermelhas e de aves. Eles também têm colesterol, mas oferece impacto negativo à saúde, é o que chamamos de colesterol bom. Além disso, são ricos em vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio, fósforo, cobre, magnésio, potássio e zinco. O mais importante e que todo mundo gosta é o fato de que fornecem uma quantidade de calorias muito menor do que outros alimentos proteicos de um modo geral. Só é preciso prestar atenção ao modo de preparo leve e saudável”, esclarece.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por