SAÚDE

Inverno começa com temperaturas mais amenas, mas com clima seco

Inverno no Hemisfério Sul começou no fim de semana e vai até 22 de setembro. Apesar das temperaturas baixas dos últimos dias, previsão é de que neste ano não seja tão rigoroso

Thassiana Macedo
Publicado em 25/06/2014 às 19:11Atualizado em 19/12/2022 às 07:10
Compartilhar

O inverno no Hemisfério Sul começou no fim de semana e vai até 22 de setembro. Apesar das temperaturas baixas registradas nos últimos dias, a previsão é de que neste ano o inverno não seja tão rigoroso quanto em 2013. De acordo com a Somar Meteorologia, isso vai ocorrer porque as ondas de frio ficarão mais ao Sul, entre Chile, Argentina e Uruguai, e vão avançar pouco sobre o Brasil. Além disso, a previsão é de que vai chover menos no Sudeste, já que o inverno é uma estação de pouca chuva sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Isso deve acontecer porque as frentes frias ficarão bloqueadas sobre a região Sul.

Segundo o dermatologista Sandro Furiati, é fundamental cuidar da pele em qualquer época do ano, mas neste período, em que as temperaturas estão mais baixas e o clima, seco, a preocupação deve ser redobrada. “A melhor forma de manter a pele hidratada em primeiro lugar é a utilização de cremes hidratantes com bom poder de emoliência, como, por exemplo, aqueles à base de ureia. A hora correta de utilizá-los é de preferência logo após os banhos. É quando o hidratante consegue penetrar melhor na pele, aumentando seu efeito de hidratação. Durante os banhos, é bom evitar o uso de buchas, inclusive as vegetais. Se possível, vale utilizar sabonetes com hidratante associado e que tenha um pH neutro para a pele, ou seja, em torno de 5. Além disso, a hidratação interna é importante, com a ingestão de água, sucos e frutas diariamente”, ressalta.

Assim como em qualquer época do ano, o uso de protetor solar é fundamental, por isso o especialista destaca que contra os raios ultravioleta não há segredo. “É preciso aplicar generosamente o protetor solar na pele no mínimo duas vezes ao dia e, sempre que possível, com fator de proteção acima de 30. Na dúvida, o ideal é procurar um dermatologista para saber qual a melhor opção para seu tipo de pele”, orienta.

Sandro Furiati explica que a hidratação é uma forma importante de nutrir a pele. No entanto, há um tipo de pele que merece mais cuidados neste período. “Nesse tempo frio e seco, quem mais sofre são aquelas pessoas que já tem a pele seca, que pode ficar ainda mais ressecada nestas condições, levando a quadros de dermatites e irritações com mais facilidade. Os principais problemas decorrentes da falta de cuidados com a hidratação e do uso da proteção solar adequada são o aumento do aparecimento de irritações, eczemas, dermatites alérgicas ou atópicas e o aumento de dermatite seborreica, inclusive do couro cabeludo, entre outras. Já a falta de proteção solar leva ao aumento de manchas, melanoses, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele”, completa o dermatologista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por