O inverno está aí e com ele o vento gelado e a baixa umidade no ar. O clima provoca o ressecamento da pele. Por isso, nesta época do ano é fundamental deixar a preguiça de lado e caprichar na hidratação adequada às necessidades. A dermatologista Raquel Toyota dá algumas dicas e explica como aproveitar o melhor dos produtos, ressaltando que a hidratação é importante em todas as estações, mas no inverno ela deve ser mais intensiva.
A especialista explica que esta preocupação é fundamental porque com o frio há maior perda de água pela pele, devido à baixa umidade do ar e aos banhos mais quentes e prolongados. “Estas agressões têm como resultado o ressecamento e opacidade da pele, que em longo prazo pode resultar em envelhecimento precoce. Por isso, é bom evitar banhos muito quentes e demorados, pois a água em alta temperatura retira a oleosidade natural da pele de forma mais intensa. Durante o banho inicie com a limpeza da pele utilizando um sabonete em barra cremoso ou um sabonete líquido. Após a limpeza, aplicar o hidratante de banho ou óleo corporal com o corpo ainda úmido e enxágue. Depois do banho, com a pele enxuta, se achar necessário, aplique um creme hidratante no corpo, incluindo mãos e pés”, revela.
Raquel esclarece ainda quais são as principais diferenças entre um hidratante de banho e os óleos corporais. “O hidratante de banho é uma emulsão (creme) com maior concentração de óleos, desenvolvido para ser utilizado durante o banho, proporcionando assim um sensorial aveludado, cremoso, suave, com leve formação de filme após o enxágue. Enquanto os óleos corporais têm como principal componente da formulação um ou mais óleos, promovendo assim um sensorial mais pesado e filme mais espesso após o enxágue”, afirma a dermatologista.
No caso da hidratação com uso do óleo, a especialista Raquel afirma que o estado natural da pele é perder água para o ambiente. O óleo hidrata formando um filme homogêneo que aumenta a quantidade de água na superfície da pele. “Podemos usar os óleos no corpo todo com exceção da área do rosto. Os óleos corporais são desenvolvidos para o corpo, pensando na hidratação necessária para esta região”, completa a dermatologista.
O melhor momento para hidratar o rosto é após o banho quente, mas além da hidratação, é importante investir também na limpeza e na tonificação para a renovação da pele do rosto. Por isso, a dermatologista Raquel Toyota revela algumas dicas simples de cuidados para o rost
Limpeza - A limpeza deve ser feita com sabonete específico para o tipo de pele (oleosa, seca ou mista) e para a região do corpo em que vai ser aplicado. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.
Esfoliação - Indicada para peles mistas ou oleosas. Pode ser realizada uma ou duas vezes por semana. O produto específico para esfoliação deve ser aplicado no rosto com movimentos circulares e leves.
Tonificação - O tonificante deve ser usado de manhã e à noite, após a limpeza da pele. Aplique com algodão fazendo leve pressão sobre rosto e pescoço. Não há necessidade de enxaguar.
Hidratação - A hidratação também deve ser feita de acordo com o tipo de pele. Para as peles mais secas estão indicados hidratantes em creme ou loção cremosa. Para as peles mistas a oleosas, os hidratantes mais indicados são os de rápida absorção, em gel, loções ou emulsões livres de óleo.