Acontecerá no dia 26 a segunda edição da Campanha de Combate ao Câncer de Pele, iniciativa da Liga Uberabense Acadêmica de Oncologia (Luao), em parceria com a Liga de Cirurgia Plástica, dermatologistas e cirurgiões plásticos da UFTM. Em 2010, houve evento semelhante em que um estande foi montado na feira da Igreja d’Abadia. Na ocasião, foram distribuídos protetores solares e oferecidas informações sobre lesões que podem significar suspeita de câncer de pele e sobre prevenção.
De acordo com a acadêmica de Medicina e coordenadora de comunicação da campanha, Francine Gelo, este ano o evento será ampliado. A população deverá fazer seu autoexame em casa e, caso tenha alguma dúvida, deverá dirigir-se ao ambulatório de dermatologia da UFTM, antigo ambulatório da Funepu, na avenida Getúlio Guaritá, nº 331, portando o cartão de saúde ou documento de identidade. “O ambulatório estará aberto em livre demanda para atender, por ordem de chegada, a todos aqueles que suspeitarem de lesão de câncer de pele. Lá estarão atendendo cirurgiões plásticos e dermatologistas, a partir das 8h. Até o dia 26, estaremos nas salas de espera dos demais ambulatórios do Hospital de Clínicas da UFTM, falando sobre as lesões suspeitas, ensinando sobre prevenção e como usar o protetor solar”, esclarece a acadêmica.
Segundo Francine, aqueles que forem diagnosticados com lesões neoplásicas ou pré-neoplásicas, que são aquelas que ainda não são câncer, mas têm sérios riscos de se tornarem um tumor, serão encaminhados diretamente para o tratamento no Hospital de Clínicas. “Não terão que sair dali e ainda pegar o encaminhamento. Já sairão agendados para as intervenções que forem necessárias para o seu tipo de lesão”, explica. A acadêmica destaca, ainda, que o objetivo da campanha é diagnosticar o problema precocemente, através de um mutirão de combate ao câncer de pele, já que, se descoberto a tempo, o câncer de pele tem cura. (TM)