Caravana Mães de Minas chegará a Uberaba na próxima semana. O evento, promovido pelo Governo Estadual em parceira com os municípios, tem o intuito de repassar informações para as gestantes. Serão montados nove estandes no pátio da Escola Estadual Brasil, onde serão desenvolvidas oficinas junto às gestantes.
De acordo com Priscila Amaral, referência técnica da saúde da mulher na Secretaria Municipal de Saúde, serão oferecidas quatro oficinas, com informações sobre o projeto e em relação à gestação, como deve ser o acompanhamento realizado pelas gestantes nas unidades básicas de saúde. Entre as oficinas disponíveis estão sugestões para aleitamento materno, arte e reciclagem e roda de memória.
Na caravana, que será realizada nos dias 17, 18 e 19 de agosto, serão promovidas discussões sobre o parto normal, dicas para uma gravidez saudável, cuidado com o bebê, confecções de brinquedos e aleitamento materno. Haverá, ainda, algumas atividades com o registro de momentos em fotos e vídeos, troca de experiência, espaço sensorial e o cadastramento das mães no projeto Mães de Minas.
“O projeto Mães de Minas é um evento voltado para as gestantes e familiares, tendo em vista o cadastramento dessas mulheres para acompanhá-las durante este período. Para se cadastrar, a gestante deve entrar em contato através do call center, número 155. A partir disso, passará por monitoramento, em que serão verificados se o pré-natal está sendo feito de forma adequada, assim como as consultas e demais exames. Este trabalho acontece durante a gestação e, assim que a criança nasce, são avaliadas, também, as condições do bebê até um ano de vida”, explica Priscila. Ela ressalta que a caravana divulga esse projeto.
Por sua vez, o superintendente regional de Saúde de Uberaba, Iraci José de Souza Neto, lembra que a Caravana Mães de Minas é um evento do Estado e está sendo realizado em 12 cidades de Minas Gerais, entre elas Uberaba. “A caravana faz parte do fortalecimento de um conjunto de ações do Programa Mães de Minas, que tem por objetivo cuidar da vida dos mineiros, em especial das mães e gestantes. Uberaba está tendo a oportunidade de receber a estrutura do Estado, onde haverá, durante 3 dias, ações de saúde voltadas à proteção e ao cuidado dessa parcela tão importante da população”, afirma. (GS)