Caravana Mães de Minas continua em Uberaba, neste sábado e amanhã, na Escola Estadual Brasil, das 9h às 17h, com...
Caravana Mães de Minas continua em Uberaba, neste sábado e amanhã, na Escola Estadual Brasil, das 9h às 17h, com oficinas sobre cuidados com a gestação e aleitamento materno. Além disso, o evento conta com estande para as gestantes tirarem fotos com a família, túnel do tempo interativo com todas as fases da gravidez e a realização de testes da orelhinha para bebês recém-nascidos, entre outras atividades.
Integrante da coordenação da Caravana, a referência técnica do Programa Saúde da Família (PSF), Priscila Amaral, destaca que transporte gratuito será oferecido para as mães que desejarem participar das atividades. “Um ônibus foi destinado para o transporte de ida e volta. A pessoa só precisa ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa para se informar sobre os locais e horários de saída do veículo. Então, estamos fazendo todo o possível para ter um grande número de participantes”, afirma.
Segundo Priscila, a caravana é uma estratégia para consolidar o projeto Mães de Minas, criado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
A expectativa é atrair as gestantes para o cadastramento no
programa, que busca o monitoramento da saúde da mulher durante a gestação e, também, o acompanhamento médico do bebê no primeiro ano de vida.
O Mães de Minas já disponibiliza em Uberaba central de apoio à gestante por meio do telefone 155. Durante a caravana, também haverá equipe para o cadastramento das interessadas em receber o suporte da central. “Todas as
cadastradas serão acompanhadas para verificar se o pré-natal está sendo feito corretamente e se a criança realizou as consultas necessárias com pediatra. Inclusive a central fará ligações para lembrar as datas das consultas e conferir a presença, bem como a realização dos exames necessários. É uma forma para incentivar a promoção da saúde”, conclui.