SAÚDE

Macarrão é fonte de nutrientes essenciais e nem sempre engorda

Especialistas vêm descobrindo que se bem preparado e na quantidade certa, o consumo do macarrão não apenas faz bem à saúde, como também é importante fonte de energia para atletas

Thassiana Macedo
Publicado em 29/01/2014 às 10:50Atualizado em 19/12/2022 às 09:15
Compartilhar

Reprodução

Uma porção de espaguete, alimento rico em carboidrato, é ingrediente chave para uma alimentação saudável

Presente na mesa de muitos brasileiros, o macarrão sempre foi considerado um vilão das dietas e da alimentação saudável. Porém, especialistas vêm descobrindo que se bem preparado e na quantidade certa, o consumo do macarrão não apenas faz bem à saúde, como também é importante fonte de energia para atletas e frequentadores de academias.

A nutricionista Danyela Gerolin destaca que além de ser fácil e rápido de preparar, já que uma porção de espaguete fica pronta em 10 minutos, o macarrão é rico em carboidrato, ingrediente chave para uma alimentação saudável. “Além da forma de preparo permitir que ele seja digerido de forma mais lenta que outros alimentos, ajudando o organismo a obter completamente seus benefícios nutricionais, normalmente o macarrão também vem acompanhado de outros ingredientes saudáveis, como tomate, vegetais, queijos, carne, frango ou peixe”, revela, lembrando que o prato costuma agradar a todas as idades e gostos, pois pode ser servido quente, em sopas, saladas e até mesmo em sobremesas.

A especialista destaca ainda que o macarrão, ao contrário dos mitos, não engorda. “O macarrão é rico em carboidratos, mas pobre em calorias. O que pode tornar o prato calórico é o molho, como os tipos branco, quatro queijos e Alfredo, que são ricos em gorduras. Cada grama de carboidrato possui quatro calorias, já o grama de gordura apresenta nove calorias”, explica Danyela.

Fonte de energia, o macarrão é importante combustível do sistema nervoso central. “A dieta rica em carboidratos aumenta os estoques corporais nos músculos e no fígado, auxilia o sistema imunológico e proporciona energia antes, durante e depois de atividades físicas”, frisa. Para aproveitar todo esse desempenho é preciso atenção à quantidade correta a ser ingerida. “A porção de macarrão é um pegador da massa, com aproximadamente 150 kcal. Ele pode se tornar inimigo quando seu consumo ultrapassa esta porção, substitui o cardápio prescrito ou quando é misturado a itens que vão torná-lo calórico”, completa a nutricionista.

Segundo a nutricionista, especialista em medicina preventiva, Danyela Gerolin afirma que o macarrão é excelente “veículo” para o consumo de outros alimentos, como legumes e verduras. “A inclusão de alimentos integrais na dieta pode, a médio e longo prazo, diminuir as chances de diabetes, obesidade e dislipidemias. Assim, como há pesquisas apontando que comer diariamente produtos integrais diminui o risco de desenvolver doenças como câncer de mama e câncer de próstata, além de prevenir contra AVC e outros problemas cardíacos”, completa Danyela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por