SAÚDE

Maioria das reclamações no SUS é pela demora no atendimento

Projeto chamado Caixa-Preta, que recebe denúncias da população sobre o sus, recebeu mais de 900 denúncias em 13 dias de lançamento

Thassiana Macedo
Publicado em 28/03/2014 às 17:27Atualizado em 19/12/2022 às 08:27
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Projeto chamado Caixa-Preta, que recebe denúncias da população sobre o atendimento na rede pública de saúde, recebeu mais de 900 denúncias em 13 dias de lançamento. A demora para ser atendido, com 58% das reclamações, foi o item mais citado pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, veio a falta de leitos, com 26% das reclamações.

Criado pela Associação Médica Brasileira (AMB), o projeto tem como objetivo fazer com que o próprio usuário do SUS denuncie quando o sistema não funcionar como previsto em lei. “Nós pedimos que a população envie vídeos e fotos para que possamos fortalecer a denúncia. Faremos balanços mensais para ver se o gestor público está resolvendo o problema ou se a situação está se agravando. Caso necessário, acionaremos o Ministério Público”, destaca o presidente da AMB, Florentino Cardoso.

Segundo o Caixa-Preta, a situação da saúde pública é bastante crítica. “Pesquisa realizada em 2013 pela Confederação Nacional da Indústria revela que 77% da população considera a saúde pública ruim ou péssima. O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos únicos no mundo a darem cobertura universal à população, sendo que 68% dos brasileiros dependem exclusivamente do SUS, mas não consegue cumprir seus objetivos; seja por má-gestão dos recursos financeiros e humanos ou pela falta de maiores investimentos em infraestrutura e medicamentos”, informa o site.

Até o momento, os estados que obtiveram o maior número de denúncias foram São Paulo, com 172 reclamações, e Bahia, com 83. Alagoas e Acre, com uma denúncia cada, foram os que menos participaram da Caixa-Preta. O sistema já conta, inclusive, com denúncias de Uberaba, principalmente quanto à demora em conseguir atendimento pela fila eletrônica. “A população denunciou demora e falta de atendimento, que não consegue marcar consulta. Basicamente, o que todos nós já sabíamos, agora é denunciado pelo próprio usuário”, afirma Cardoso. As denúncias podem ser feitas no site www.caixapretadasaude.org.br.

 

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