SAÚDE

Maioria dos pacientes em tratamento é do sexo masculino

Quanto às principais causas de internação nesses idosos, 33% se devem a doenças do sistema cardiovascular, 23% do sistema endócrino

Thassiana Macedo
Publicado em 31/01/2014 às 01:13Atualizado em 19/12/2022 às 09:13
Compartilhar

Ainda conforme as terapeutas ocupacionais, autoras do estudo Grasielle Silveira Tavares Paulin, Vania Costa Gonçalves da Silva e Anne Marise Koenig, quanto ao sono e ao repouso, 17% consideram o sono ruim e 20% tomam medicação para dormir. Aqueles que declararam dormir mal coincidem com o grupo que apresenta as atividades diárias mais prejudicadas, 67% são mulheres distribuídas em duas faixas etárias: até 70 anos ou até 90 anos, com maior predominância da segunda faixa.

Em relação à participação social, 58% dos entrevistados não participam de nenhuma atividade. Apenas três idosos referiram frequentar locais que oferecem atividades como bailes para a terceira idade, e dois participam de campeonatos de truco. Os demais consideraram como participação social frequentar a igreja e grupos de oração. Em relação ao lazer, as atividades citadas foram: 67% escolhem televisão, 38% o rádio, 17% ouvir músicas e dançar, 10% preferem pescar, 4% destacam a leitura e 13% praticam algum tipo de jogo.

As pesquisadoras enumeram, quanto às principais causas de internação hospitalar nesses idosos, 33% se devem a doenças do sistema cardiovascular, 23% do sistema endócrino, seguidas de problemas neurológicos e pneumológicos. No perfil de idosos encaminhados para a intervenção de Terapia Ocupacional, as terapeutas observaram que a maioria é do sexo masculino, casado, com a média de idade de 73 anos, prevalência de múltiplas doenças, necessitando de ajuda parcial em determinadas atividades. “Em relação às mulheres, a maioria está viúva, com a mesma média de idade e com menor número de patologias, porém com maior grau de comprometimento”, afirma o estudo.

As pesquisadoras destacam ainda que ambos os sexos apresentaram baixo grau de escolaridade e de renda, fatores que podem dificultar a comunicação, o autoentendimento e o gerenciamento dos problemas pelo idoso. Segundo as autoras da pesquisa, esses dados indicam a necessidade de os profissionais de saúde transmitirem informações ao idoso e à sua família ou ao seu cuidador usando vocabulário simples, que faça sentido para que estas possam ser colocadas em prática no cotidiano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por