O cirurgião-dentista Vinícius Pires de Oliveira esclarece que o surgimento de inflamações mesmo depois do tratamento do dente em consequência de algum impacto é sinal de que “o trauma é algo estranho para o organismo, podendo provocar a morte do tecido vital do dente, o mesmo que fica dentro do canal, o que inicia um processo de defesa do organismo contra essa região para que o restante do corpo não seja afetado”.
Vinícius Pires destaca que, em caso de acidente que provoque quebra ou queda de dentição, o ideal é sempre tentar salvar o dente, lançando mão de todas as alternativas, pois, apesar de os avanços tecnológicos na odontologia permitirem reparos inimagináveis há décadas, nenhum material inventado até hoje substitui com perfeição o dente natural. “Quando um dente quebra ou cai, mesmo na tentativa de reimplantá-lo, pode acontecer uma rejeição pelo organismo, pois o corpo começa a tratar esse dente como um corpo estranho. Portanto, o dente natural ainda é a melhor alternativa para a manutenção da saúde bucal”, frisa.
Nestes casos, a orientação do profissional é de que a pessoa procure um cirurgião-dentista imediatamente após o acidente, para dar início ao tratamento correto e evitar complicações, como infecções e inflamações, por exemplo. (TM)