Governo Estadual deve compartilhar manutenção do Hospital Regional com o município. A parceria vai além da construção do hospital – o Estado repassou recursos na ordem de...
Governo Estadual deve compartilhar manutenção do Hospital Regional com o município. A parceria vai além da construção do hospital – o Estado repassou recursos na ordem de R$ 30 milhões para a obra. A intenção é que os governos caminhem juntos para a manutenção e, segundo o superintendente regional de Saúde, Iraci José de Souza Neto, o apoio poderá vir através do Pro-Hosp.
“Há poucos dias, estive com o secretário de Saúde, Valdemar Hial, e representantes do Pro-Hosp para conferir in-loco como estão as obras do Hospital Regional. Percebemos que o serviço está bastante avançado, com 160 leitos, sendo 40 de UTI, atendendo casos de urgência e emergência. Portanto, uma ferramenta importante para desafogar principalmente na média complexidade de urgência e emergência”, explica João Itacir. Ele ressalta que a obra deve ser concluída até o fim deste ano e estar em pleno funcionamento no ano de 2013.
Quanto à gestão do hospital, segundo o superintendente, o assunto já vem sendo debatido com representantes do governo estadual e até mesmo consultores de outros estados, diante de exemplos de uma boa gestão. Mas cabe ao município a melhor opção de gestão do Hospital Regional. A atual administração já vem discutindo esse assunto, mas, com certeza, é um trabalho que ficará para o próximo prefeito.
“Já em relação aos recursos para a manutenção do hospital, há possibilidade de o Pro-Hosp custear esta atividade, que é uma ferramenta para reestruturar os hospitais filantrópicos e públicos. Portanto, com certeza vamos negociar, junto ao secretário estadual de Saúde, o Pro-Hosp para o Hospital Regional que vai auxiliar na gestão de recursos financeiros”, explica o superintendente.