A drenagem linfática já faz parte do dia-a-dia de muitas mulheres e é ajuda indispensável na hora de manter o corpo enxuto. Para quem quer experimentar a técnica, a primeira providência é contratar profissionais qualificados, formados em cursos técnicos (sérios) ou de bacharelado, em faculdades ou instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação.
A prática auxilia o organismo a drenar “toxinas” da corrente sanguínea, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos; alivia dores e inchaço; diminui a sensação de peso nas pernas e oferece conforto. Para garantir resultados mais satisfatórios, a combinação da drenagem linfática com outros tratamentos estéticos (aparelhos, cremes) traz retorno mais rápido e eficaz na luta contra a flacidez e as terríveis celulites.
Por outro lado, para quem prefere apenas relaxar com o toque das mãos no corpo, há várias opções. Uma delas é a massagem ayurvédica, que busca o equilíbrio do organismo por meio da ativação de pontos de energia no corpo.
A técnica também estimula o sistema linfático, acelerando a eliminação de líquidos e toxinas pela urina e ajuda a reduzir a celulite. A massagem trabalha com pressão e fricção nos pontos chamados marmas, usando óleos aromáticos e ervas. Através de toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, proporciona alinhamento postural, alívio das tensões e tem efeito antiestresse. “É indicada para recuperar o equilíbrio energético nas situações de desgaste psicofísico”, ressaltam os fisioterapeutas.
Outras técnicas para relaxar sã massagem californiana, massagem tailandesa, relaxamento coreano e shiatsu.