Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram um composto químico capaz de destruir a ...
Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram um composto químico capaz de destruir a capacidade de infecção do vírus HIV. Chamada de PD 404,182, a substância tem potencial para se tornar um medicamento tópico capaz de desativar o HIV antes que ele provoque a Aids.
A coordenadora da pesquisa Zhilei Chen diz que o composto “é uma pequena molécula virucida, o que significa que ela tem a capacidade de matar um vírus, neste caso, o HIV”.
A pesquisadora explica que o composto age abrindo o vírus, levando-o à perda do seu material genético e, logo, de sua capacidade de infecção. Chen ressalta que o mais importante é que o composto age no interior do vírus, e não sobre o envelope protéico. Isso significa que o vírus não poderá alterar suas proteínas para se tornar resistente ao ataque. Os testes mostraram que o PD 404,182 também é eficaz contra o vírus da Hepatite C.
Entretanto, a cientista diz que o composto não é uma cura para a Aids, mas tem grande potencial para ser utilizado na prevenção.
A intenção é fabricar um gel tópico que possa ser aplicado no canal vaginal, para, caso o parceiro esteja infectado, o vírus seja dissolvido antes de ser transmitido ao outro.