SAÚDE

Medicamentos da Farmácia Popular não tem previsão de aumento

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, liberou a ampliação do programa, que não tem data para chegar em Uberaba

Publicado em 26/10/2010 às 10:20Atualizado em 17/12/2022 às 06:50
Compartilhar

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, liberou a ampliação de medicamentos do programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, do governo federal em parceria com a rede privada de farmácias e drogarias. A partir de agora, os cerca de um milhão de usuários cadastrados e atendidos por mês no país terão acesso a mais nove medicamentos em 16 apresentações para o tratamento de doenças como asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de mais um tipo de anti-hipertensivo e fralda geriátrica com desconto de 90%.

Criado em 2004 como Farmácia Popular do Brasil para oferecer à população mais uma forma de obtenção de medicamentos, o programa foi estendido, em 2006, à rede privada de farmácias e drogarias, transformando-se em “Aqui Tem Farmácia Popular”. Em Uberaba, segundo a responsável pela unidade da Farmácia Popular, Luci Mara da Silva, a medida trará mais benefícios à população, mas ainda não há previsão de quando essa alteração chegará ao município. “Até então, não recebemos nada da Fiocruz, que é quem administra a Farmácia Popular. Isso já era um objetivo antigo de aumentar o número de itens oferecidos, mas, para que aconteça, eles precisam incluir os produtos no sistema e enviar os novos itens. Pelo número de farmácias no país, isso pode demorar um pouco”, esclarece a farmacêutica.

São nada menos que 13.152 estabelecimentos conveniados em 2.336 municípios do país que oferecem medicamentos para o tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol e gripe, além de anticoncepcionais. Todos eles são distribuídos gratuitamente nas chamadas “farmácias básicas” do Sistema Único de Saúde para quem se consulta pelo SUS. O investimento do Ministério da Saúde na ampliação da lista de medicamentos e produtos oferecidos pelo Aqui Tem Farmácia Popular chegam a R$ 267 milhões. Os recursos já estavam previstos no orçamento de 2009. Para ter acesso aos medicamentos e produtos oferecidos nas unidades conveniadas ao programa, é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e uma receita médica. Não é necessário se cadastrar. Mais informações pelo telefone 3315-7573.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por