SAÚDE

Médico defende testagem em massa e diz que o procedimento auxilia nas estratégias contra a Covid-19

Daniela Brito
Publicado em 21/05/2020 às 15:16Atualizado em 18/12/2022 às 06:29
Compartilhar

Foto/reprodução

Para o médico patologista Guilherme Ferreira, a testagem em massa traz informações úteis para a estratégia de enfrentamento à Covid-19

Médico patologista clínico Guilherme Ferreira de Oliveira afirma que testagem em massa pode contribuir com as estratégias a serem adotadas para o combate a Covid-19. O procedimento é uma condição dada pelo juiz federal Élcio Arruda, em decisão judicial para a flexibilização do comércio em Uberaba.

De acordo com o médico, a testagem em massa é uma abordagem diferente daquela feita em consultório, entre médico e paciente. O trabalho é feito por amostragem, de forma coletiva, envolvendo toda as faixas etárias da população e áreas da cidade, como é feito em pesquisas eleitorais. “A testagem em massa traz informações úteis para definir a estratégia de enfrentamento à doença. A amostragem é ideal para termos uma fotografia do contágio da doença, sabendo o índice da população que foi exposta ao vírus e em quais áreas”, afirma.

Guilherme Ferreira destaca que a ação foi importante em Manaus, por exemplo. Lá, a testagem em massa mostrou que mais da metade da população teve contato com o vírus e 20% já tinha anticorpos da doença – um cenário diferente do que estava sendo observado antes. “E o resultado está tendo desdobramento, com o retorno das pessoas ao trabalho”, afirma.

Segundo ele, a testagem em massa deve ser feita de forma sequencial, individualizada para cada situação, para que os números sejam interpretados corretamente por profissionais da área epidemiológica e, a partir daí, ter informações do comportamento do vírus que vai orientar e interferir com ações junto à população.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por