Arquivo
A doença é responsável por mais de 900 mil internações por ano e é a quarta causa de morte no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente a aplicação da vacina pneumocócica conjugada 13 valente em adultos acima de 50 anos para prevenir a pneumonia. A doença é responsável por mais de 900 mil internações por ano e é a quarta causa de morte no Brasil, especialmente entre pessoas com mais de 65 anos.
De acordo com a médica pneumologista Irma de Godoy, a vacinação para a pneumonia já existe e é recomendada para os adultos acima de 65 anos, bem como para as pessoas com doenças que as tornam mais suscetíveis à pneumonia. “Esta é uma nova vacina, seguramente diferente da outra já conhecida, por conta da sua formulação, mas ela não exclui a aplicação da anterior. Ou seja, esta vacina nova vem adicionar mais medidas de prevenção da pneumonia, agora também na população adulta. Esta vacina aprovada já é aplicada em crianças e nesta faixa etária ela demonstrou eficácia muito boa na prevenção da pneumonia. Esta é uma medida muito positiva da Anvisa, porque amplia a possibilidade de prevenção dessa doença”, explica.
A especialista alerta que a população deve estar muito atenta aos sinais que indicam o desenvolvimento dessa doença. “O primeiro alerta que devemos fazer à população é o de que a pneumonia é uma doença grave e que tem maior prevalência nos extremos de faixa etária, ou seja, na infância e na terceira idade.
É por conta disso que a vacina é muito recomendada nessas duas fases. A pneumonia se inicia, geralmente, com um quadro bastante simples e comum, que é o de tosse e catarro”, destaca.
A pneumologista ressalta ainda que a doença tem um comportamento muito mais agressivo do que uma gripe ou resfriado, com os quais é muito confundido na fase inicial. “Geralmente, ela é caracterizada por febre alta e comprometimento muito importante do estado geral, em que a tosse continua, especialmente com catarro amarelado. Nesses casos, a recomendação é de que realmente o indivíduo procure o atendimento médico o mais rápido possível para o diagnóstico e o tratamento corretos”, alerta.
Também são sintomas da pneumonia dor no tórax, alterações da pressão arterial, confusão mental, mal-estar generalizado, falta de ar e fraqueza. O tratamento da pneumonia requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. Vale lembrar que são fatores de risco para a doença o tabagismo, que provoca reação inflamatória e facilita a penetração de agentes infecciosos; o consumo de álcool, que interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; o ar-condicionado, que deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; os resfriados mal cuidados e mudanças bruscas de temperatura.