SAÚDE

Medida de controle visa a evitar as infecções de amplo alcance

O correto é o profissional carregar o jaleco ou uniforme para vesti-lo somente no local de trabalho e, na hora de sair, tirá-lo e levá-lo para lavar

Thassiana Macedo
Publicado em 07/08/2014 às 19:29Atualizado em 17/12/2022 às 09:50
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que as ações de fiscalização dos serviços de saúde são de responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal, ficando a cargo da Vigilância Estadual a função de coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços. Se durante a fiscalização a Vigilância perceber, no local, a saída de um funcionário vestindo o jaleco, o estabelecimento de saúde poderá ser notificado. De acordo com a SES, ainda não há uma regulamentação definindo quem fiscaliza e quais são as penalidades no caso de os profissionais observados na rua estiverem vestindo jaleco.

O correto é o profissional carregar o jaleco ou o uniforme hospitalar para vesti-lo somente no local de trabalho e, na hora de sair, tirá-lo e levá-lo para lavar, pois este precisa ser higienizado todos os dias. Também é indispensável o hábito de lavar bem as mãos, pois quando o profissional sai da unidade hospitalar ou de saúde, pega um ônibus ou o carro e encontra pessoas na rua. Ao retornar, acaba levando agentes de contaminação para o paciente já debilitado, que se encontra internado no hospital.

O objetivo, segundo o novo Código de Saúde de Minas Gerais (Lei nº 13.317), é evitar infecções e, embora o papel das roupas na disseminação de infecções ainda não tenha sido bem estudado, alguns países já têm adotado práticas de controle de infecções de amplo alcance, que incluem a troca dos trajes usados pelos funcionários dentro e fora do hospital.

Além disso, diversos estudos sugerem que as roupas de funcionários do sistema de saúde funcionam como um verdadeiro reservatório de germes perigosos. Vale lembrar que a finalidade do jaleco e dos uniformes é proteger tanto o profissional da área de Saúde como o paciente contra os agentes infecciosos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por