De acordo o Ministério da Saúde, cerca de R$ 70 milhões são gastos pelo SUS com atendimento de crianças que sofreram acidentes
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de R$ 70 milhões são gastos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) com o atendimento de crianças que sofreram acidentes. Por isso, a Rede Primeira Infância e a ONG Criança Segura relacionam dicas de prevenção contra acidentes em casa. No quarto, crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não houver escolha, coloque grades de proteção nas laterais. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, camas e outros móveis. As grades de proteção do berço devem estar fixas e ter mais de seis centímetros de distância. Remova brinquedos, travesseiros e objetos macios do berço do bebê enquanto ele estiver dormindo. Compre brinquedos com selo do Inmetro, atóxicos e conforme a idade. E deixe o chão livre de objetos pequenos, como botões, bolas de gude, moedas e tachinhas.
Na sala, instale grades ou redes de proteção nas janelas e sacadas, bem como use portões ou redes de segurança no topo e na base das escadas. As tomadas devem estar protegidas por tampas, esparadrapo ou fita isolante. Mantenha camas, armários e móveis longe das janelas e cortinas e proteja as quinas dos móveis.
Na cozinha, corte os alimentos em pedaços pequenos para a criança; não deixe fósforos, isqueiros e fontes de energia ao alcance dela. Cozinhe nas bocas de trás do fogão e com cabos das panelas para trás. Evite carregar as crianças no colo enquanto mexe em panelas no fogão ou manipula líquidos quentes e não use toalhas de mesa compridas.
No banheiro, coloque tapetes antiderrapantes e pisos escorregadios. Conserve a tampa do vaso sanitário ou a porta do banheiro fechadas e nunca deixe a criança sozinha na banheira. Mantenha medicamentos trancados e nunca se refira a eles como “doce”. Isso leva a criança a pensar que não é perigoso ou que é de comer.
Na área de serviço, não deixe as crianças perto quando estiver passando roupa nem largue o ferro elétrico ligado sem vigilância. Mantenha cisternas, tonéis, poços e reservatórios trancados; deixe os baldes com água no alto, longe do alcance das crianças, e esvazie todos após o uso, guardando-os virados para baixo. Tranque os produtos de higiene e limpeza fora do alcance das crianças, e nunca deixe sacos plásticos ao alcance delas.