SAÚDE

Menor dos sintomas justifica a visita ao médico pediatra

Pais de primeira viagem podem ficar perdidos sobre quando é hora de levar a criança ao médico pediatra. As reclamações, muitas vezes, podem ser apenas para chamar atenção

Thassiana Macedo
Publicado em 25/04/2014 às 00:38Atualizado em 19/12/2022 às 08:04
Compartilhar

Pais de primeira viagem podem ficar perdidos sobre quando é hora de levar a criança ao médico pediatra. As reclamações, muitas vezes, podem ser apenas para chamar atenção, mas também não podem ser desconsideradas. Por isso, é importante prestar atenção em sintomas como febre, tosse, vômitos ou diarreia, caso persistam por mais de três dias. Levar uma criança ao hospital justifica-se em situações em que haja sinais e sintomas de doenças cardiorrespiratórias, neurológicas ou locomotoras.

Na maioria das vezes, crianças em prontos-socorros apresentam dificuldades respiratórias e febris. Esses casos podem ser tratados em casa, com inalações, antitérmico e inalações. Mas quando esses sintomas forem precedidos ou acompanhados por falta de ar e respiração ofegante, a atenção precisa ser maior e é necessária uma avaliação médica.

Os principais casos durante o período de outono e inverno são de gripes, resfriados comuns, bronquiolites, faringoamigdalites, rinites sazonais e asmas, que aparecem ou se agravam durante esse período de variações climáticas. Grande parte das pessoas pega um resfriado duas ou três vezes por ano. Entre as crianças, a chance é ainda maior, de seis a oito episódios por ano.

Segundo a pneumologista Wanessa Bessa de Sousa Faria, alterações na defesa do organismo, influenciadas pela mudança climática, levam a uma predisposição maior às infecções virais. “O resfriado é uma infecção mais leve, que ataca principalmente o trato respiratório superior. Com espirros, coriza, dor de garganta, tosse e febre baixa, é causado pelo rinovírus, sendo que existem mais de 200 tipos. Já a gripe é um quadro mais grave, com febre alta, prostração e dores musculares intensas”, explica.

Mesmo que sua ocorrência seja observada durante o ano todo, é preciso ter cuidado especial durante esta época, pois é quando há grandes riscos de evolução para outras doenças. “Nas crianças e nos idosos, os sintomas são mais exacerbados e há risco de complicações, como rinossinusites, otites, além de pneumonias. A gripe é um quadro facilmente reversível, mas suas complicações, como a pneumonia, quando não tratadas adequadamente, podem levar à morte”, afirma.

Alguns hábitos fortalecem o organismo e ativam a produção de anticorpos naturais. “É importante ingerir bastante líquido, umidificar o ambiente, evitar ar-condicionado e ventiladores, evitar lugares com aglomeração de pessoas e agasalhar bem as crianças. Consultar um médico quando necessário e manter a vacinação em dia, não só para prevenção da gripe, mas de todas as outras doenças constantes no calendário de imunizações”, orienta a especialista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por