A vacina está disponível nos postos do SUS, desde o dia 22 de abril, para as 49,6 milhões de pessoas integrantes do grupo prioritário
Mais de 41,7 milhões de pessoas já se vacinaram contra a influenza neste ano, o que representa a cobertura de 84%. Com isso, foi superada a meta de 80%, estabelecida pelo Ministério da Saúde. A vacina contra a gripe está disponível nos postos do SUS, desde o dia 22 de abril, para as 49,6 milhões de pessoas integrantes do grupo prioritário.
O público-alvo é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. As pessoas deste grupo são mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença.
No dia 8 de maio, o Ministério da Saúde recomendou aos municípios que ainda não haviam alcançado a meta que continuassem a vacinar até atingir cobertura de 80% no grupo prioritário. Os estados com as maiores coberturas, até o momento, são Goiás, com 92,6% do público-alvo vacinado, seguido por Santa Catarina (90,32%) e Paraná (90,28%).
O grupo de mulheres pós-parto (puérperas) registrou a maior cobertura vacinal, com 381,7 mil doses aplicadas, o que representa 106,6% desse público. Os grupos das gestantes (75,4%) e das crianças menores de cinco anos (80,6%) apresentaram menor cobertura.