SAÚDE

Método Canguru contribui para a redução da mortalidade infantil

Método visa a priorizar o contato prolongado entre mãe e filho, proporcionando o desenvolvimento do vínculo afetivo, o aleitamento

Thassiana Macedo
Publicado em 24/10/2013 às 00:58Atualizado em 19/12/2022 às 10:31
Compartilhar

A Norma de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso, popularmente conhecida como Método Canguru, teve início na Colômbia, em 1979, e visa a priorizar o contato prolongado, pele a pele, entre mãe e filho, proporcionando o desenvolvimento do vínculo afetivo, o aleitamento materno, o ganho de peso mais acelerado e a alta hospitalar precoce e segura. No Brasil, o método “mãe canguru” foi implantado quase duas décadas depois, no ano de 1997.

Segundo a técnica em educação permanente na área materno-infantil da Fhemig, Aparecida Veloso, o Método Canguru tem inúmeras vantagens e a maior delas é contribuir, de forma direta, para a redução da mortalidade infantil, principalmente em seu componente neonatal. “O sucesso do método canguru em promover o ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, além de fortalecer a prática da amamentação, está evidenciado pelo cotidiano dos hospitais que o adotaram e pelos estudos científicos disponíveis”, afirma.

Ela destaca que estudos científicos revelam que o contato pele a pele entre mãe e filho fortalece os vínculos familiares, incentiva o aleitamento materno, aumenta a resistência imunológica do bebê, promove o ganho de peso e o desenvolvimento psicomotor do recém-nascido prematuro. Outro aspecto relevante é a redução do tempo de internação.

Aparecida Veloso reforça a importância do método e destaca que ele é imprescindível em toda maternidade, pois deve estar inserido na assistência neonatal. “O Método Canguru é uma tecnologia do cuidado e uma forma de fazer diferente tudo o que já desenvolvíamos anteriormente na unidade neonatal, com o olhar voltado para o desenvolvimento adequado do recém-nascido pré-termo ou de baixo peso, para a maternagem e a paternagem, abrangendo toda a família e a rede de apoio dos pais”, explica.

A recomendação da aplicação do Método Canguru se dá em três etapas, com início no pré-natal de alto risco, passando pelas unidades neonatais de cuidados intermediários e, após a alta hospitalar, nos ambulatórios de seguimento em parceria com a atenção primária.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por