Em um ano de projeto, o Ministério da Saúde já enviou mais de 10 milhões de cartas para que usuários do Sistema...
Em um ano de projeto, o Ministério da Saúde já enviou mais de 10 milhões de cartas para que usuários do Sistema Único de Saúde possam avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública e nas unidades conveniadas. Nelas, os usuários podem fazer críticas, elogios e sugestões de melhorias.
A ideia é aprimorar a comunicação direta com o cidadão para melhorar o atendimento e ampliar a transparência do SUS, servindo de controle contra o desperdício
de recursos.
O montante de correspondências enviadas apenas no último trimestre de 2012 equivale a quase o dobro do entregue durante os nove primeiros meses, quando foram distribuídas
5,7 milhões. Somente em Minas Gerais foram enviadas quase 1 milhão e 140 mil cartas. As cartas são distribuídas mensalmente pelos Correios, com porte pago, e trazem dados do cidadão, a data de entrada na unidade de saúde, o dia da alta médica, o motivo da internação e o valor pago pelo SUS pelo tratamento. O usuário, o
familiar ou a pessoa próxima pode conferir se as informações estão corretas.
Em caso de irregularidades, são desencadeados processos de auditoria para averiguar se houve desvio de recursos ou má aplicação de verba pública. Porém, há necessidade de ser respondida pelos Correios, sem custo, pelo número 136, por meio de telefones fixos, públicos ou celulares, de qualquer local do país ou, ainda, pela internet, pelo www.saude.gov.br/ouvidoria. Assim, a Ouvidoria pode tomar conhecimento da denúncia e alertar os responsáveis para que tomem as
providências cabíveis.
Em 2012, até o dia 19 de dezembro, foram realizados 3.392.120 atendimentos, por meio do Disque Saúde 136. São prestadas informações sobre doenças e orientações de saúde, dúvidas sobre como deixar de fumar, quanto a medicamentos, ações e programas do Ministério da Saúde, além de campanhas, Lei de Acesso à Informação, Carta SUS, Farmácia Popular, dengue, solicitações, reclamações e denúncias. (TM)