SAÚDE

Ministério destina recursos à saúde do homem

Com o objetivo de fortalecer as ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, o Ministério da Saúde ...

Publicado em 24/11/2011 às 10:37Atualizado em 19/12/2022 às 21:15
Compartilhar

Com o objetivo de fortalecer as ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, o Ministério da Saúde destinou recursos para 52 novos municípios, de todos os estados, desenvolverem ações de saúde do homem, com foco na Atenção Básica. Cada unidade da Federação receberá R$ 75 mil e cada município, R$ 55 mil. Esses recursos podem ser utilizados para monitoramento das ações em desenvolvimento, sensibilização do público masculino e da população em geral sobre cuidados, material de conscientização sobre agravos e riscos à saúde do homem, capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), implantação do pré-natal masculino, entre outras ações.

“O repasse desses recursos contribuirá para a organização dos serviços e para a implementação de ações e estratégias voltadas à saúde do homem nesses estados e municípios”, afirma o coordenador da área técnica da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora. Essa política, lançada em 2009, já está presente em todos os Estados e conta, agora, com 132 municípios. A portaria liberando os recursos foi publicada no dia 18 de novembro de 2010.

No estado de Minas Gerais, apenas duas cidades vão receber recursos específicos do ministério para implementar a política e os atendimentos especiais voltados à saúde do homem, são Montes Claros e Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Uberaba e Uberlândia, municípios polo em saúde no Triângulo Mineiro, não estão na lista que receberão verbas do programa federal.

O principal objetivo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. A política utiliza como porta de entrada a Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família (ESF), por isso esses recursos são direcionados, principalmente, para intervir diretamente na redução da morbidade e mortalidade e auxiliar na melhoria das condições de saúde do público masculino.

Vale lembrar que foi iniciada no dia 5 a Campanha Novembro Azul. Assim como o Outubro Rosa, que busca alertar as mulheres quanto aos hábitos de prevenção contra o câncer de mama, a Novembro Azul visa a promover a saúde do homem e divulgar a necessidade deles também fazer o exame de próstata anualmente. Isso porque o câncer de próstata é um problema que pode atingir um a cada seis homens acima de 40 anos de idade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por