SAÚDE

MPF em Minas exige redução de benzeno em refrigerantes

Fabricantes fizeram acordo com o Ministério Público Federal após pesquisa da Associação de Proteção ao Consumidor (Proteste) ...

Publicado em 10/01/2012 às 11:19Atualizado em 17/12/2022 às 07:45
Compartilhar

Fabricantes fizeram acordo com o Ministério Público Federal após pesquisa da Associação de Proteção ao Consumidor (Proteste) detectar a presença da substância cancerígena em sete marcas. Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) determinou que os refrigerantes de baixas calorias ou dietéticos cítricos devem diminuir a quantidade de benzeno em suas composições no prazo de até cinco anos. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado pela Ambev, Coca-Cola e Schincariol e prevê que a quantidade máxima deverá ficar em cinco microgramas por litro após apuração de exagero da substância por inquérito civil público.

A associação analisou 24 amostras de diferentes marcas e detectou a presença do benzeno em sete delas: Fanta Laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet. Em duas das amostras – Fanta Laranja light e Sukita Zero – a concentração estava acima dos limites considerados aceitáveis para a saúde humana. Porém, como não existe limite determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para refrigerantes, a associação utilizou o parâmetro de água potável, que é de 5 micrograma por litro. O limite permitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a água potável é de 10 ppb (partes por bilhão).

A pesquisa concluiu que, como as bebidas testadas continham ácido benzoico, era possível que algumas também tivessem benzeno, substância cancerígena, que resulta da combinação dos ácidos benzoico e ascórbico, mais conhecido como vitamina C. Juntas e expostas à luz ou ao calor, as duas substâncias podem reagir e formar o benzeno. Por isso, o MPF-MG expediu recomendação para que a Anvisa realizasse os estudos necessários para determinar a concentração máxima, tolerável, da substância nos refrigerantes comercializados no país. (TM)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por