SAÚDE

Mudanças no café da manhã combatem obesidade infantil

Pesquisas mostram que, nos últimos vinte anos, quase triplicou o número de jovens acima do peso ideal ou já em quadros de obesidade. Já são mais de 16% nessa situação

Thassiana Macedo
Publicado em 08/08/2014 às 19:29Atualizado em 19/12/2022 às 06:32
Compartilhar

Pesquisas mostram que, nos últimos vinte anos, quase triplicou o número de jovens acima do peso ideal ou já em quadros de obesidade. Já são mais de 16% nessa situação, o que é preocupante. Crescem os índices de doenças cardíacas, colesterol elevado, pressão alta, problemas gastrointestinais e diabetes tipo 2. Baixa autoestima e depressão também são comuns, já que pessoas com excesso de peso costumam ser depreciadas, como nos casos de bullying.

De acordo com o nutrólogo paulista Wilson Rondó Júnior, na hora de combater a obesidade infantil, o primeiro passo é não culpar as crianças por seu excesso de peso. Os pais, que deveriam ser os guardiões da saúde dos filhos, muitas vezes esquecem que os seus maus hábitos alimentares trazem consequências para as crianças.

Para ele, o café da manhã tem grande importância para a saúde. “Quando bem feito, garante energia de qualidade durante todo o dia e traz benefícios para o apetite, o metabolismo e a produção de insulina. A maioria dos cereais para crianças é superadoçada e não se classifica como escolha inteligente. Leite, achocolatados, queijo, pão integral, frutas, cereais sem suplementos e sem excesso de açúcar são opções mais indicadas. Pense nessas opções antes de escolher um cereal apenas por ele ser de marca conhecida”, ressalta.

O especialista destaca, ainda, que os cereais produzidos para crianças são os que mais contêm açúcar, sódio, carboidratos e calorias por grama, quando comparados a outros cereais matinais, deixando de lado as proteínas e fibras alimentares. “Caixas coloridíssimas e brinquedinhos de brinde podem chamar a atenção de seus filhos, mas você tem a obrigação de estar de olhos abertos para evitar problemas”, esclarece Rondó Júnior.

O nutrólogo alerta que essa refeição, além de ser rica em açúcares, é um prato cheio para formar jovens e adultos pouco saudáveis. “Isso ocorre porque uma pessoa que teve maus hábitos alimentares na infância tem muito mais dificuldades de ser saudável na vida adulta. Se você decidir mudar o cereal do seu filho, esteja preparado para enfrentar certa resistência – os fabricantes sabem que o paladar da criança é mais sensível ao doce e por isso investem em açúcares de todos os tipos para conquistar os pequenos. Mas, depois de algum tempo, a criança acaba se acostumando com a mudança e passa a não sentir mais falta do excesso de açúcar”, completa o médico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por