Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico para a atualização da caderneta de vacinação de crianças até cinco anos
Neste sábado (18), Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 17h para o lançamento da campanha nacional de multivacinação. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico para a atualização da caderneta de vacinação de crianças até cinco anos. De acordo com a enfermeira da Central de Vacinas, Lúcia Santiago, será uma oportunidade para imunizar as crianças até cinco anos que estão com o cartão atrasado. Por isso, serão oferecidas ao público alvo várias vacinas num único momento. A campanha será focada também para os bebês a partir de dois meses de idade, que vão iniciar agora o esquema de vacinação básico.
Lúcia explica que a campanha será o momento de introduzir a vacina pentavalente, em substituição à tetravalente. A nova vacina injetável vai imunizar contra a difteria, o tétano, a coqueluche, a meningite e, agora, contra a hepatite, de uma vez.
Será introduzida, ainda, a Vacina Inativa da Poliomielite (VIP), também injetável. “A VIP é para os bebês de dois e quatro meses de idade que nunca tomaram a gotinha, ou seja, vão tomar a primeira dose válida da pólio”, destaca a enfermeira.
A campanha continua até o dia 24 de agosto. Estarão disponíveis ainda as vacinas Hepatite B, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral e DTP (Tríplice Bacteriana) para colocar em dia o esquema básico de imunização infantil. “Pedimos a colaboração de todos os pais para checarem o cartão da criança e levarem seus filhos aos postos de saúde se estiver faltando alguma dose. É uma
iniciativa importante para proteger contra diversas doenças”, recomenda.
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Eliane Lacerda, orienta os pais a comparecerem aos postos de saúde munidos do cartão de vacina da criança e do cartão SUS. “Sem estes documentos, não é possível fazer a vacinação. Mas quem perdeu a caderneta de vacina deve procurar a unidade para reiniciar o esquema básico”, alerta.