SAÚDE

Município aplica 280 mil doses de vacina em 2011

Uberaba alcançou alta cobertura vacinal, especialmente na faixa etária de 0 a 6 anos. O reflexo disso é o controle de doenças imunopreveníveis, como tétano, difteria, pólio, ...

Publicado em 03/01/2012 às 10:59Atualizado em 17/12/2022 às 07:42
Compartilhar

Balanço parcial realizado pela Secretaria Municipal de Saúde informa que, em 2011, foram aplicadas 285 mil doses de vacina, com o objetivo de imunizar a população contra mais de dez doenças.

O número inclui tanto as doses de rotina quanto as dispensadas nas campanhas nacionais de vacinação.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Eliane Lacerda Damasceno, 157.180 doses foram aplicadas em crianças e adultos para o cumprimento do calendário básico de vacinação. Já as campanhas nacionais contra gripe, paralisia infantil e sarampo corresponderam a 127.914 aplicações. Ela destaca que Uberaba alcançou alta cobertura vacinal, especialmente na faixa etária de 0 a 6 anos, e o reflexo disso é o controle de doenças imunopreveníveis, como tétano, difteria, pólio, coqueluche, sarampo, caxumba e rubéola. “Nós consideramos o balanço positivo, visto que temos salas de vacina em toda a área de abrangência de Uberaba, o que possibilita o acesso da população à imunização. E, com a vinda do Programa Saúde da Família (PSF), esse acesso se tornou ainda mais facilitado, pois tem atendimento de manhã e à tarde. Portanto, há uma prevenção muito grande das doenças imunopreveníveis, ou seja, que podemos prevenir e evitar através da vacinação”, afirma.

Eliane Lacerda destaca que hoje funciona uma rede de acompanhamento do Cartão de Vacinação realizado tanto pelo agente comunitário como pelos enfermeiros e médicos das unidades, e não só das imunizações da criança como também da gestante e do adulto. A diretora ressalta ainda que Uberaba alcançou as metas em todas as campanhas de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde e, no caso do sarampo, foi possível até ultrapassar as expectativas, devido a esse comprometimento da equipe. “Alçamos percentual de 106% na segunda etapa de imunização contra o sarampo”, lembra.

O município conta com salas de vacinação em todas as unidades básicas de saúde e hoje a rede pública disponibiliza gratuitamente vacinas contra tuberculose, hepatite B, rotavírus, pneumonia por pneumococo, meningite, paralisia infantil, difteria, coqueluche, tétano, febre amarela, raiva, destinada a pessoas mordidas por animais e profissionais expostos à situação de risco, sarampo e rubéola.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por