Fernanda Batista salienta que a musculação regular é
uma das formas de se transformar gordura em massa magra
Comprovadamente tem se falado da importância do exercício físico como estimulador e fonte de melhorias na saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a falta de atividades vem se tornando um fator de risco para males como a obesidade. Além da parte fisiológica, exercitar também tem sido grande ferramenta para a redução do estresse e valorização da autoestima.
Entre os fatores da elevação psicológica são as modificações positivas que o corpo vai conquistando através do condicionamento físico. De acordo com a personal trainer Fernanda Batista, a partir do momento que a pessoa passa a exercitar, começa a gastar mais energia, assim queimando calorias e diminuindo a gordura corporal. Ela pontua que não há idade para iniciar e ter uma vida saudável. Os resultados dependem do metabolismo e da genética, mas independentemente, com boa alimentação, treinamento contínuo e dormindo bem, os objetivos são alcançados.
A personal salienta que a musculação regular é uma das formas de se transformar gordura em massa magra. Com o ganho muscular, aumenta o metabolismo basal, que é o gasto natural de calorias em repouso. Desta forma, a queima calórica diária é estimulada. “E, consequentemente, aliando-se à alimentação equilibrada, há a redução de gordura, que é transformada em energia”, acrescenta Fernanda.
Para quem está acima do peso, ela explica que é possível trabalhar emagrecimento e hipertrofia. Para tanto a sugestão é aliar à musculação, que irá melhorar os mecanismos de coordenação e ativar a musculatura, com exercícios aeróbicos, que aceleram o metabolismo e beneficiam a capacidade cardiovascular. A dica é procurar se exercitar no mínimo três vezes por semana, alternando os grupos musculares.
“Os melhores resultados são a longo prazo, por isso a atividade física deve ser uma constante”, pontua a preparadora. Ela salienta que importante procurar orientação profissional para evitar o risco de exagerar e acabar se prejudicando.