Estudo feito por cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, aponta que as mulheres que fazem musculação têm reduzido o risco de desenvolverem diabetes
Estudo feito por cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, aponta que as mulheres que fazem musculação têm reduzido o risco de desenvolverem diabetes. A pesquisa acompanhou cerca de 100 mil enfermeiras americanas por um período de oito anos. Os cientistas concluíram que levantar peso, fazer flexões ou exercícios similares de resistência muscular está relacionado a um risco mais baixo de diabetes.
De acordo com a médica endocrinologista Adriana Lúcia Mendes, este estudo é mais uma confirmação de que a prática de exercícios físicos pode prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2. “A musculação e exercícios de resistência, além de aumentar a massa muscular, promovendo uma melhora da ação da insulina, vai fazer com que o pâncreas não seja sobrecarregado e vai promover o aumento do gasto energético em repouso para estimular ainda mais a perda de peso. Assim, duas medidas preventivas do diabetes estão sendo tomadas”, afirma.
Adriana destaca que existem diversos estudos, realizados com pessoas e também com animais em laboratório, mostrando que tanto o exercício físico aeróbico, como o de resistência, ou até mesmo a combinação dos dois, são medidas preventivas para o diabetes. “A redução ou a manutenção de um peso adequado são fundamentais para isso. Para se ter uma ideia, uma pessoa acima do peso tem sete vezes mais chance de desenvolver o diabetes do que uma pessoa com peso adequado. Se ela for obesa esse risco aumenta de 20 a 40 vezes. Por outro lado, perder de 7% a 10% do peso pode reduzir pela metade a chance de uma pessoa ter diabetes”, alerta.
A especialista ressalta que a prática de exercícios tanto o aeróbico quanto o de resistência, ou de preferência a combinação dos dois tipos, que favoreçam a manutenção ou a perda de peso são alternativas que podem ser adotadas com objetivo de reduzir o diabetes. “Isto porque o exercício de resistência não promove uma perda de peso rápida, porque gasta menos energia durante o movimento. Outra dica é uma alimentação saudável que dê preferência a alimentos integrais e ricos em fibras, reduzir a ingestão de açúcares simples na dieta de pão branco e arroz branco, bem como doces. É bom reduzir o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos de caixinha, da ingestão de carnes vermelhas e processadas, ou mesmo alimentos gordurosos, como fritos e empanados. Mas também é importante cessar o tabagismo”, completa a médica.