SAÚDE

Nefrologista alerta sobre benefícios da prevenção de doenças renais

Apesar da necessidade de prevenção para reduzir a evolução da doença, 70% dos pacientes em tratamento desconheciam que tinham problemas renais até o aparecimento dos sintomas

Thassiana Macedo
Publicado em 24/07/2013 às 01:44Atualizado em 19/12/2022 às 11:53
Compartilhar

Levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia aponta que mais de 10 milhões de brasileiros possuem alguma disfunção renal crônica, que na grande maioria desconhece o problema. Atualmente, apenas 100 mil pessoas passam por tratamento. Cerca de 70% dos pacientes em tratamento desconhecem a existência da doença até o aparecimento de sintomas. No entanto, as pessoas só começam a apresentar os primeiros sinais quando já perderam 50% dos rins.

Segundo o nefrologista Francisco Habermann, os rins dependem do bom estado de todo o sistema cardiovascular. “Neste sentido, a prevenção começa desde o combate ao tabagismo, à obesidade, especialmente a hipertensão ou pressão alta, colesterol alto, hiperglicemia ou diabetes e outras variações do estado vascular do organismo como um todo. Os rins são a via final comum das lesões cardiovasculares. Daí a importância da prevenção das doenças cardiovasculares e renais, através do check-up regular. Quem controla a pressão arterial dentro dos limites considerados normais está preservando a função renal”, destaca.

O especialista ressalta que o diagnóstico precoce evita a evolução da doença e reduz a velocidade de progressão da doença, especialmente pelo fato de ser um problema silencioso. “De maneira geral, os pacientes são surpreendidos pelos acometimentos renais, que são subsequentes à ação do diabetes, da hipertensão e do colesterol alto em longo prazo. De modo que a lesão renal é progressiva, lenta e silenciosa. Porém, quando é possível tratar, percebe-se que o tratamento é altamente caro para o país”, completa.

Além disso, manter hábitos saudáveis que previnem o desenvolvimento das doenças renais reduz a chance do paciente precisar de diálise, processo que substitui a função que os rins deixam de realizar. O tratamento é indicado para pacientes que têm em torno de 10% da função renal. A diálise é feita de três a quatro vezes por semana para que seja possível filtrar uma quantidade suficiente de sangue.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por