Especialista lembra que cada país e cada região do mundo têm surto de alguma doença e estima-se que mais de 600 milhões de pessoas visitem o país em 2014
Arquivo
Leidejane Pereira: alerta que é importante atualizar o cartão com antecedência
A Copa do Mundo de Futebol está prevista para ser sediada em diversas capitais brasileiras, de 12 de junho a 13 de julho. Além disso, muitas cidades do interior vão se transformar em centro de treinamento para as delegações dos países que vão participar do evento este ano. Com isso, é esperado um aumento significativo de turistas estrangeiros circulando por todo o país durante a Copa. Em razão disso, especialista alerta que a população deve iniciar a atualização da caderneta de vacinação o mais rápido possível, a fim de evitar doenças contagiosas e transmissíveis.
A enfermeira Leidejane Pereira da Silva, especialista em imunização, participou recentemente de um congresso sobre o assunto e alerta para a importância da imunização. “Há pessoas que estão chegando e pessoas que estão aqui, as quais chamamos de receptivas e que vão receber viajantes do mundo todo. É bom lembrar que cada país e cada região do mundo têm surto de alguma doença. Estima-se que mais de 600 milhões de pessoas passem pelo país em 2014. Essas pessoas estão vindo e muitas vezes os adultos não entendem que também precisam se vacinar e se proteger de outras formas. Especialmente agora, é preciso promover ações de proteção e vigilância”, alerta.
Leidejane esclarece que antes de viajar para qualquer lugar, toda pessoa deve se preparar. “É importante fazer uma consulta pré-viagem para obter informações não somente sobre quais vacinas a pessoa deve tomar, mas também para se orientar sobre a localidade, porque há lugares onde há maior incidência de determinadas doenças. Portanto, é necessário se informar sobre a confecção do kit pré-viagem para cada tipo de deslocamento. “A viagem de navio é mais suscetível a doenças, porque há várias paradas e maior contato entre as pessoas de diferentes lugares”, reforça a especialista.
A enfermeira ressalta que a vacinação é uma das principais formas de prevenção de enfermidades entre viajantes, protegendo a saúde das pessoas que se deslocam entre cidades e países, o que previne a propagação de doenças preveníveis. “Mas esta não é a única maneira de prevenção. Outra forma simples é mantermos o hábito de lavar as mãos. Muitas pessoas pensam que devem lavar as mãos somente na época do surto de gripe. Entre maio e junho começam a surgir os primeiros casos e as pessoas se lembram, então, de lavar as mãos, mas não é assim. É preciso sempre manter esse cuidado, pois também é um hábito de higiene”, afirma a enfermeira Leidejane.