Assim como o mês de outubro é destinado às campanhas em prol da saúde da mulher, em especial à prevenção...
Assim como o mês de outubro é destinado às campanhas em prol da saúde da mulher, em especial à prevenção do câncer de mama, novembro foi escolhido como o mês de conscientização do câncer de próstata e pela saúde do homem. Por isso, o Hospital Dr. Hélio Angotti realiza a Campanha Novembro Azul, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é conscientizar o público masculino sobre a importância da detecção precoce da doença.
De acordo com o Instituto do Câncer (Inca), no Brasil o câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em números absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. “Quando falamos de prevenção em câncer, estamos estimulando a detecção precoce de tumores que, quando descobertos no início, podem ser curados. Por esta razão, o Hospital Dr. Hélio Angotti tem feito campanhas preventivas em Uberaba e em cidades da região, alertando para a importância de exames preventivos”, afirma o presidente do HHA, médico oncologista e mastologista Délcio Scandiuzzi.
Ainda de acordo com a organização da campanha, mais do que qualquer outro tipo, a doença masculina é considerada um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. No entanto, o aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade da informação no país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Por isso, fora do período da campanha, os homens com idade entre 45 e 69 anos que passaram pelo urologista há mais de um ano podem e devem procurar a UBS mais próxima e solicitar atendimento com urologista a qualquer tempo. “No propósito de chamar a atenção do público masculino, o Hospital Hélio Angotti preparou iluminação azul para o seu prédio. Além disso, balões azuis vão ornamentar o rol de entrada do hospital e os profissionais de saúde participantes da campanha usarão camisetas e pequenos laços azuis que os identificarão”, informa Scandiuzzi.