Dentro da campanha Novembro Azul para conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje, das 13h às 16h, trabalho educativo na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI).
A atividade envolverá o Programa de Saúde da Família (PSF) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para sensibilizar sobre os cuidados necessários à Saúde do Homem.
Segundo a diretora de Atenção Básica, Elaine Teles, o objetivo é sensibilizar os pais e avós sobre a importância do acompanhamento preventivo para que o grupo atue como multiplicador junto aos demais homens da família. “Temos mais dificuldade nas ações para o público masculino porque ele só busca o serviço quando adoece. Essa estratégia de mobilização por meio dos familiares é uma tentativa de quebrar este preconceito”, afirma.
Além disso, em parceria com o Hospital Hélio Angotti, neste sábado, dia 24, será promovido um mutirão educativo nas Unidades Regionais de Saúde (URS) Boa Vista, Mercês e São Cristóvão, onde os médicos urologistas estarão de plantão para solução de dúvidas, consultas e atendimentos, a partir das 8h.
Homens na faixa etária de 45 a 69 anos que não realizaram o exame de próstata no último ano também já farão a coleta de sangue para o exame de PSA, utilizado para diagnóstico inicial do câncer prostático. Todos os pacientes serão posteriormente referenciados para o Hospital Hélio Angotti para checagem dos resultados. “Estamos oferecendo tanto a consulta quanto o exame no sábado para facilitar o acesso, pois os homens, por questão de trabalho e tempo, não têm disponibilidade para fazer várias visitas ao serviço de saúde. É muito importante que todos aproveitem essa oportunidade”, completa Elaine Teles. (TM)