SAÚDE

Novo tratamento eleva sobrevida de paciente com câncer de colo do útero

Os dados foram publicados nesta quarta-feira, na revista científica `The New England Journal of Medicine´

Publicado em 15/03/2014 às 18:50Atualizado em 19/12/2022 às 08:37
Compartilhar

Um novo tratamento desenvolvido e testado em um hospital de Barcelona, na Espanha, melhora a sobrevivência das pacientes com câncer de colo do útero e reduz em 30% a taxa de mortalidade por esse tipo de tumor. Os dados foram publicados nesta quarta-feira, na revista científica “The New England Journal of Medicine”.

A oncologista ginecológica e coordenadora do estudo, Ana Oaknin, explica que os cientistas compararam “a eficácia do tratamento padrão baseado em quimioterapia” com outro ao qual acrescentaram “um novo agente, um anticorpo monoclonal que inibe a angiogênese”, ou seja, a formação de novos vasos sanguíneos e o crescimento dos tumores.

A pesquisa marca, segundo a cientista, a primeira vez que um tratamento médico consegue prolongar a sobrevivência dessas pacientes mais de 12 meses. Segundo Oaknin, o novo tratamento aumenta em 4 meses a sobrevivência global, em uma doença que tem uma incidência baixa, mas que afeta sobretudo as mulheres de entre 30 e 40 anos.

Até agora, quando fracassava o tratamento padrão (cirurgia em estágios iniciais e uma combinação de quimioterapia e radioterapia em estágios avançados), as pacientes com câncer de colo do útero tinham como única opção a quimioterapia convencional, mas sua sobrevivência era de aproximadamente um ano.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por