Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, foi registrado aumento tanto do número de casos quanto na mortalidade...
Casos de Aids aumentaram nos últimos seis anos. Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, foi registrado aumento tanto do número de casos, em torno de 13%, quanto na mortalidade de pacientes portadores do HIV, em torno de 12%. De acordo com o médico infectologista Vitor Maluf, isso mostra que houve um relaxamento natural.
Este boletim, divulgado recentemente através de levantamento feito entre os anos de 2005 e 2011, mostra que os casos de Aids são detectados em grande parte nos jovens. Um fator bastante preocupante, segundo Vitor, é que os portadores estão descobrindo a doença de forma tardia.
“Quando a Aids se manifesta, pode ser em função de uma doença geralmente grave e fatal, levando este paciente à morte. A pessoa não tem a devida precaução, contamina-se e, normalmente, os sintomas demoram a aparecer. Em alguns casos, chega a dez anos. Durante esse tempo, como não sabe que é portador da doença, transmite o vírus para outros”, explica o infectologista.
O médico destaca, ainda, casos de tuberculose. Segundo ele, esta é uma doença que nunca deixou de existir. Apenas por um tempo não foi destaque do período, pois doenças infecciosas, além de serem sazonais, há o modismo. “Durante muito tempo, a tuberculose foi relegada ao segundo plano, mas isso não significa que não havia casos da doença. As pessoas não davam mais importância a ela. Até que aumentou o número de casos, bem como a resistência dos bacilos às medicações e a quantidade de óbitos”, relata.
Ainda de acordo com o infectologista, surgiram casos de tuberculoses em Uberaba que levaram as pessoas à morte em três dias após o diagnóstico da doença. “Um fator considerado alarmante, pois a tuberculose não é uma doença aguda em que a pessoa contrai e pode vir a morrer em poucos dias. Ao contrário, o paciente chega a tratar por muito tempo. É diferente de doenças como a gripe H1N1, hantavirose, infecções bacterianas”, afirma o médico.