SAÚDE

Nutricionista indica consumo de peixes pelo menos uma vez

O ácido graxo ômega 3 é encontrado principalmente em peixes de águas frias e profundas, como a sardinha, o salmão, atum, bacalhau ...

Publicado em 08/04/2013 às 10:58Atualizado em 19/12/2022 às 13:48
Compartilhar

O consumo de ômega 3 contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso de crianças com até 2 anos

O ácido graxo ômega 3 é encontrado principalmente em peixes de águas frias e profundas, como a sardinha, o salmão, atum, bacalhau, a truta, entre outros. Estudos mostram que o consumo regular de ômega 3 está ligado à boa concentração e memória, motivação, boa coordenação motora e neutralização do estresse. Por isso, é fundamental que o brasileiro comece a incluir o alimento no cardápio para que possa desenvolver boa saúde.

Além disso, a ingestão dessa gordura atua na redução dos níveis de triglicérides e, consequentemente, ajuda a reduzir os riscos de doença do coração. De acordo com a nutricionista Ângela Valéria Pellizzon Barbin, o consumo de ômega 3 contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso de crianças com até 2 anos. “O peixe é excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, de fácil digestão e é fonte de ácidos graxos como o ômega 3, essenciais para o controle da pressão arterial sistêmica e redução dos triglicérides. Eles também são importantes no desenvolvimento do sistema nervoso de crianças e excelentes no controle do colesterol total, porque têm baixo teor de colesterol ruim em relação às outras carnes”, explica.

A nutricionista destaca que o ideal é consumir a carne de peixe pelo menos uma vez por semana. “No Brasil, segundo levantamento da pesquisa de orçamentos familiares, o nosso consumo de carne de peixes é muito baixo. Ou seja, temos um consumo pequeno em relação à necessidade e ao ideal para a oferta dos ácidos graxos essenciais ao organismo. O ideal seria no mínimo 100 gramas uma vez por semana”, afirma Ângela Valéria.

No entanto, a especialista alerta que o brasileiro, em geral, não tem o hábito de incluir os peixes em seu cardápio semanal. “São fatores responsáveis por isso a falta de hábito e o preço e rendimento de um quilo de peixe comparado com o quilo da carne bovina, por exemplo”, completa Ângela Valéria Pellizzon. (TM)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por